Trajes de Ferreira do Zêzere apresentados hoje em livro

A Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, em iniciativa editorial conjunta, irão realizar na sede da Fundação, pelas 16h do dia 31 de Janeiro, uma sessão de apresentação pública do livro "Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere - final do século XIX e início do século XX", da autoria dos etnógrafos e folcloristas José Joaquim Ferreira Marques e Rosária Tendeiro Tarana Marques.


Esta obra é o primeiro livro da coleção “Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere” e constitui uma ação comum das duas entidades em prol da preservação e divulgação do riquíssimo património etnográfico ferreirense.

O traje que era usado pelo povo do concelho de Ferreira do Zêzere no seu quotidiano e em ocasiões festivas, na transição do séc. XIX para o séc. XX, espelha, de forma singular, a mentalidade, o modo de vida, as influências e os recursos de que dispunham as gentes da região.

Por permitir traçar o retrato de um povo e de uma época, o traje tradicional merece ser estudado, preservado e divulgado. Nesta missão, os ranchos folclóricos têm vindo a desempenhar um importante papel que é colocado em destaque neste livro, através de um trabalho de recolha fotográfica de trajes representativos do trajar do povo ferreirense no passado, confecionados e envergados pelos elementos dos 3 ranchos folclóricos do concelho.

Esta obra pretende fixar na memória coletiva a forma como se vestiam as gentes ferreirenses, dando a conhecer os trajes em pormenor e explicando a função e o contexto em que eram usados.

 In: Fundação Maria Dias Ferreira