Obter senha para IRS dos filhos

Este ano o Agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere já informou que não vai emitir em papel a habitual declaração de despesas de educação para efeitos de IRS. Essas despesas são automaticamente enviadas para as finanças e aparecerá nas declarações dos alunos.



Segundo um artigo do site economias.pt:

O número de contribuinte é obrigatório para crianças. Para as despesas de educação e de saúde das crianças em nome dos destas serem validadas, é necessário que os filhos tenham números de contribuinte e as respetivas senhas de acesso ao Portal das Finanças – e-fatura.

No caso das despesas dos filhos em nome do progenitor, este poderá validar as despesas na sua área pessoal do e-fatura.
Tire as suas dúvidas quanto às regras para as faturas dos filhos.
Para pedir uma senha de acesso ao Portal das Finanças em nome dos filhos, para se conseguir monitorizar e validar as despesas destes, deve-se entrar no Portal das Finanças e escolher a opção “Serviços Tributários”. De seguida, selecionar a opção “Novo utilizador”.
Se pretender obter uma senha referente a dois filhos dependentes, deve fazer o pedido de senha para ambos, individualmente. Após efetuar este pedido, as Finanças enviam uma carta com a senha de autenticação no Portal das Finanças, para a morada correspondente ao NIF. O prazo mínimo de receção da senha é 5 dias úteis.
Quem tiver mais urgência pode fazer o pedido numa repartição das Finanças, recebendo uma senha provisória para o efeito.
Com esta senha pode aceder às faturas dos filhos rapidamente no sistema e-fatura.
Por: João Paulo Moura