Bebé ferreirense nasce nos Bombeiros e Caxarias

Segundo o Jornal de Leira, os pais residentes no concelho de Ferreira do Zêzere iam para o hospital de Leiria quando a situação se complicou. Chamaram o 112 e a criança acabou por nascer nos Bombeiros de Caxarias, Ourém.

Bebé nasce no quartel dos Bombeiros de Caxarias

Um bebé nasceu, ontem, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Caxarias, Ourém. A mãe entrou em trabalho de parto quando se dirigia ao hospital de Leiria e o parto teve de ser feito no quartel.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Caxarias, Hélder Silva, conta que, ontem por volta das 19 horas, os pais, “residentes na zona de Ferreira do Zêzere”, seguiam de carro, a caminho do hospital de Leiria, quando a mãe entrou em trabalho de parto, junto a Caxarias.
“O pai viu que já não dava tempo de chegar ao hospital e ligou para o 112. O CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] encaminhou-os para o quartel, onde se procedeu ao parto”, refere Hélder Silva.
O parto foi realizado por dois bombeiros da corporação. Depois de verificado que “a criança [um menino] estava bem” e de “estabilizada a mãe”, o bebé e a parturiente foram entregues à equipa da VMER, que fez o encaminhamento para o hospital.
Esta não é a primeira vez que os bombeiros de Caxarias fizeram de parteiros. O último caso aconteceu em Janeiro de 2010, mas antes houve outros nascimentos no quartel ou em ambulâncias da corporação.
“Hoje, já há mais acompanhamento e estas situações são mais raras. Mas são sempre momentos de alegria, sobretudo, porque nós, bombeiros, estamos mais habituados a lidar com coisas menos boas”, refere Hélder Silva.
Jornal de Leiria
REDACÇÃOJornal de Leiriaredaccao@jornaldeleiria.pt