quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Capotamento na Pombeira

Os Bombeiros de Ferreira do Zêzere e o INEM assistiram ontem à noite o ocupante de um veículo que se despistou na estrada para a ponte de Vila de Rei. 
No local esteve também a GNR de Ferreira do Zêzere.





Cantares ao Menino 2015

Este ano a Unidade Pastoral de Areias, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral e Pias voltaram a promover a iniciativa "cantares ao Menino" nas capelas destas paróquias.
Uma iniciativa que visa centrar o verdadeiro sentido do Natal no Menino Jesus.
Parabéns.

Fotografias em Besteiras, por Elsa Salteiro.




quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Fábrica de alimentação vegetariana vem para Ferreira do Zêzere

O grupo ferreirense Globalfer acaba de adquirir um negócio de produção de Seitan e Tofu (produtos alimentares para vegetarianos, alternativos à carne).

Imagem ilustrativa

A notícia ainda é melhor porque a produção vem para Ferreira do Zêzere e criar 3 postos de trabalho. O investimento é de 250.000€ para a construção de nova fábrica que deverá iniciar a laboração para o próximo mês de Fevereiro.
Parabéns.

Pólo de saúde da Frazoeira tem utentes e espera médico

Dia 8 de Janeiro de 2016 fará 21 anos da sua inauguração. Foi dia de festa para a população das freguesias de Bêco, Dornes e Paio Mendes. Estiveram presentes diversas personalidades locais, distritais e nacionais da política e da saúde, muitos médicos e enfermeiros, muito povo, muita esperança num edifício que é considerado das melhores extensões ao nível do Distrito, numa cerimónia abrilhantada pela Filarmónica Frazoeirense e que no fim terminou com um convívio para todos os presentes como agradecimento à sua generosa colaboração, já que para o erguer, a população contribuiu com 70% da obra após três peditórios.
Até dia 31 de Julho de 2015 tivemos médico de família a tempo inteiro, tal como enfermeiro, e desde aí temos apenas consultas durante 16 horas por semana, o que é manifestamente pouco, não havendo lugar a consultas de risco. Para uma população que à data dos últimos censos tem 1995 cidadãos e cerca de 1700 inscritos nesta extensão de saúde, é necessário repor o médico de família a tempo inteiro, tal como acontece nas restantes extensões do Concelho.
Não posso deixar de enaltecer o médico que actualmente assegura o atendimento, o Dr. Pedro Manata, que é um excelente profissional e tem deixado todos os utentes extremamente satisfeitos, motivo pelo qual seria excelente poder contar com o seu atendimento a tempo inteiro. Talvez com as mudanças na política de saúde que aí se adivinham seja possível, esperando que estejam primeiro as pessoas e só depois os números.
À luz das recentes notícias, relativamente à vinda de mais um médico de família para a U.S.F. de Ferreira do Zêzere motivado por novas inscrições nessa unidade, e para a qual foi efectuado um apelo para esse efeito, no Pólo da Frazoeira padecemos do problema exactamente oposto: as inscrições existem, perfazendo um grande número de utentes que esperam que lhes seja atribuído um médico a tempo inteiro, algo que pedimos e reivindicamos desde que ficámos sem médico. Um problema de gestão que não favorece aqueles que não têm facilidades ou meios para se deslocarem de forma a poderem usufruir de cuidados básicos de saúde!
Há mais de 100 anos que a população recebe assistência médica nesta localidade. Não será em pleno século XXI que vamos permitir este retrocesso de ânimo leve.

Sempre atentos!
Manuel dos Santos Nunes. 




terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Ferreira do Zêzere poderá ter mais um médico de família. Basta que se inscreva

Quando em janeiro de 2015 a Unidade de Saúde Familiar Santa Maria criou o pólo em Ferreira do Zêzere, foi alargada a capacidade de assistência a duas listas de utentes, envolvendo dois médicos, dois enfermeiros e duas administrativas.
Com esta iniciativa mais 3.500 pessoas ficaram a ter médico de família atribuído em Ferreira do Zêzere, contudo há ainda cerca de 3000 ferreirenses que não estão inscritos. Caso estivessem poderia este organismo pedir mais um médico para o concelho.

Já não vai ao médico de família à muito tempo?
Verifique a sua situação no Centro de Saúde. 
Inscreva-se. Poderemos ter um novo médico em Ferreira do Zêzere.



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Ferreirense

Este domingo a Sociedade Filarmónica Ferreirense promoveu o tradicional concerto de Natal sob a regência do maestro Pedro Henriques no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere. O espaço esteve praticamente cheio para escutar a Filarmónica e ver os novos músicos que integraram a coletividade.
Parabéns.

Fotografias: SFF




ATL de Ferreira do Zêzere foi ao Porto

Os Utentes do ATL do Centro Social e Paroquial de Ferreira do Zêzere, foram hoje ao Porto ver o espetáculo "A Cinderela no gelo" com José Fidalgo, Liliana Santos e Helena Laureano.
Parabéns pela iniciativa.

Fotografias: ATL e Organização.




Têm 2 milhões de euros? compre esta casa Ferreirense

Está à venda por 2 milhões e 200 mil euros a Quinta do Tojal em Areias Ferreira do Zêzere. Tem 7 quartos, 4 casas de banho, cozinha, salões...2230m2 e área total da quinta com 74 mil m2.
Porque muitos ainda não conhecem este solar, mostramos aqui algumas fotografias e a descrição desta quinta.



Refere o site da empresa Sothebys Realty:

Em 1887, Joaquim Sousa Ribeiro, trisavô do actual proprietário, manda erguer a Casa do Tojal. Situada no Norte Ribatejano no concelho de Ferreira do Zêzere, a Quinta do Tojal está dotada de boas vias de comunicação e acesso aos principais centros urbanos. A barragem de Castelo de Bode, um dos grandes atractivos da região, é considerada, por excelência, uma zona balnear de belas praias fluviais no Verão e o ano inteiro para a prática de desportos náuticos. A região é demarcada pela tranquilidade, lazer e distanciamento da cidade; pela prática desportiva, caça, pesca, canoagem, entre outros. A propriedade apresentada, com cerca de 7.4 hectares, abriga o edifício original da Quinta - casa com cerca de 2 230m2. Construída ao gosto da época, a Casa do Tojal era despojada e simples, não obstante a ainda patente imponência e dimensão. Possuía cerca de duas dezenas de assoalhadas, entre quartos e salas, distribuídas por dois andares. Um anexo térreo e contíguo à casa-mãe completava o núcleo das instalações reservadas ao pessoal. Ao lado foram erguidas várias edificações de apoio às actividades rurais desse tempo, essencialmente centradas na produção de azeite, cortiça, cereais e gado. Foi recentemente construída um convidativa piscina muito bem enquadrada com o edifício principal. Além de valorizar o edifício majestoso, num quadro harmonioso, a piscina aparece como um lugar privilegiado para apreciar, com serenidade e vistas deslumbrantes sobre a propriedade. Detentor de uma concessão de caça em Angola, o pai do actual proprietário concebeu e realizou uma remodelação da primeira propriedade, a fim de instalar um museu onde se pode expor a colecção de uma vida dedicada à caça grossa, incluindo os troféus e armas. O Museu da Caça, por motivos de segurança, após alcançado um acordo com a Fundação da Casa de Bragança, viu a coleção transferida para o Paço Ducal de Vila Viçosa. O prédio residencial tem há já alguns meses, licença de exploração para fins turísticos, sob a denominação de "Casa de Campo".







domingo, 27 de dezembro de 2015

Acidente no Rio Fundeiro

Esta tarde ocorreu um acidente com um veículo ligeiro na localidade de Rio Fundeiro, freguesia de Nossa senhora do Pranto.
Do acidente resultou um ferido ligeiro assistido prontamente pelos Bombeiros de Ferreira do Zêzere e pela GNR local.
Fotografia: BVFZ


Dia da Sagrada Família

Jesus nasceu no seio de uma família humana, por isso, neste tempo de Natal a igreja celebra e honra esta família humilde de Nazaré composta por Jesus, Maria e José. 
No ambiente do seu dia-a-dia decorreram os anos íntimos e silenciosos da infância, adolescência e juventude de Jesus. Nesta família do carpinteiro, Jesus cresceu, se robusteceu, se encheu de sabedoria e graças de Deus. 
Nesta família de Nazaré tão específica e santa, quer pelas pessoas que a integram, quer pela sua singular missão, todas as famílias Cristãs podem encontrar o modelo de perfeito amor de união e de paz. Nestes tempos em que a família Cristã se enfrenta com propostas de transformação profundas, rezamos para que nunca deixem de contemplar a beleza da mensagem da Família de Nazaré, na certeza que os valores por ela vividos são perenes e inultrapassáveis. 
Rezemos neste dia por todas as famílias, recordando sobretudo as que sofrem por escassez de solidariedade e de afeto.
D. Francisco Senra Coelho 
In: Rádio Renascença

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Bombeiros de serviço no Natal

Assim como o Jesus Menino, há também cá na Terra alguém que cuida de nós todos os dias do ano, a todas a horas. Equipas médicas, Polícias, Bombeiros...

À equipa de serviço nos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere na noite de Natal 2015 o nosso obrigado.

Um feliz Natal para todos

Fotografia: Comandante Pedro Carraço



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Missa do galo em Ferreira do Zêzere c/vídeo

Está a decorrer neste momento na igreja matriz de Ferreira do Zêzere a Missa do galo que embora tradicional já há alguns anos não se realizava no concelho.
Uma cerimónia presidida pelo Padre Pedro Manuel Luís e que conta com a presença muitos Ferreirenses que anunciam o nascimento de Jesus.






Feliz Natal

O Região do Zêzere deseja-lhe um Santo e Feliz Natal.
Deixo-vos estas frases do Papa Francisco



  • NATAL és tu, quando te dispões, todos os dias, a nascer de novo deixando Deus entrar no teu coração! 
  • O PINHEIRO DE NATAL és tu, quando com a tua força e coragem resistes aos ventos e dificuldades da vida! 
  • AS DECORAÇÕES DE NATAL és tu, quando as tuas virtudes são cores que enfeitam a tua vida! 
  • A LUZ DE NATAL és tu, quando a tua vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz que ilumina o caminho dos outros! 
  • O ANJO DE NATAL és tu, quando consegues entoar e cantar a mensagem de paz, justiça e amor para todo o mundo! 
  • A ESTRELA DE NATAL és tu, quando consegues guiar alguém até à alegria do encontro com Jesus! OS REIS MAGOS és tu, quando consegues dar o melhor de ti mesmo a todos sem distinção! 
  • A MÚSICA DE NATAL és tu, quando vives em harmonia interior e espalhas harmonia à tua volta! 
  • O PRESENTE DE NATAL és tu, quando consegues comportar-te como verdadeiro amigo e irmão ou irmã de qualquer outro ser humano! 
  • O CARTÃO DE NATAL és tu, quando a tua bondade está escrita no gesto de amor que ofereces ao outro! 
  • “VOTOS DE FELIZ NATAL” és tu, quando perdoas, restabelecendo de novo a paz e concórdia, mesmo a custo do teu próprio sacrifício! 
  • A CEIA DE NATAL és tu, quando sacias com o pão da esperança qualquer pessoa necessitada a teu lado! 
  • A NOITE DE NATAL és tu, quando consciente, humilde e silenciosamente, recebes o Salvador do Mundo no teu ser. 
  • UM MUITO FELIZ NATAL para ti e a todos e todas aqueles e aquelas que desejam e procuram assemelhar-se a este NATAL!

In: Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Exposição de Presépios

Até ao dia 7 de janeiro estão expostos na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere os Presépios em material reciclado elaborados pelos Encarregados de educação e alunos do 1º ciclo do Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira de Ferreira do Zêzere.
Fotografia: BMFZ

Doação da Fundação Maria Dias Ferreira à Biblioteca Municipal


A Fundação Maria Dias Ferreira fez uma doação à Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere no valor de 300€ para aquisição de livros e dvd's para a sala Infanto-Juvenil.
São 22 novos livros e 15 DVD's que em a partir de janeiro estarão disponíveis para empréstimo domiciliário.

Consulte a listagem neste link:


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Festa de Natal do Agrupamento de Escolas

Realizou-se esta terça feira o almoço de Natal para funcionários e professores do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere no refeitório da Escola Pedro Ferreiro.
Fotografias: Armindo Gaspar

Feliz Natal.



Livro apresentado nos Chãos

O novo livro de Manuel J. Mendes " Freguesia de Chãos - Seu território, suas gentes, sua alma" foi apresentado na Associação de Chãos. Uma cerimónia que contou com a presença de muitos ferreirenses e amigos. 
Parabéns.
Fotografias: Junta de Freguesia


Festa de Natal no Centro Escolar de Areias


O Centro Escolar de Areias promoveu a tradicional festa de Natal.
Mais uma festa com muita música, animação e muitas surpresas que contou com a presença de alunos, professores, funcionários, pais, encarregados de educação, familiares e restante comunidade educativa.
Fotografias: CEA





Algumas das coroas de Natal feitas pelas famílias.





Fotografia da Família Síria

Esta é a família Síria que está em Ferreira do Zêzere desde o passado dia 18 na Fundação Maria Dias Ferreira em Ferreira do Zêzere.

Ele chama-se Zacaria e tem 29 anos.
Ela chama-se Abir e tem 19 anos
A criança chama-se Yehia.

A Fotografia foi tirada no Lago Azul. Na próxima semana iniciam as aulas de português.

Sejam Bem-vindos.

Fotografia: FMDF

Cursos de pilotagem em Ferreira do Zêzere

Sabia que em Ferreira do Zêzere existe uma escola de aviação?
Está localizada na Pista de Valadas e pertence ao ferreirense Mário Ferreira.


Até dia 31 de janeiro estão abertas inscrições para um novo curso de pilotagem de ultraleves.



Férias de Natal na Biblioteca


Durante o período de pausa letiva do Natal, estão a realizar-se na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere várias atividades relacio­nadas com o Natal.


Contos diários, expressão plástica, filmes e canções que evocam esta época festiva.




segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Rally das adegas em Chãos

A Junta de Freguesia de Chãos promoveu a 6ª edição do Rally das Adegas com a visita a várias adegas daquela freguesia. 
Fotografias: Junta de Freguesia