sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bombeiros recebem equipamento

Numa iniciativa do grupo “Os Mosqueteiros”, em articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses, Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere receberam esta sexta-feira, cinco EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para combate a incêndios em espaços naturais oferecidos pelo Intermarché de Ferreira do Zêzere.

Fotografia cedida pelos BVFZ


Cada conjunto de EPI, é composto por calça, dólman, bota florestal, capacete, cogula e luvas de combate a incêndios florestais. 

Imagem ilustrativa
A Direção desta Associação quer em seu nome e em nome dos Bombeiros deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao Intermarché de Ferreira do Zêzere que sempre se disponibilizou para ajudar esta nobre causa dos Bombeiros Voluntários, ajudando-nos a ajudar!


Ferreira do Zêzere na Feira de Vila de Rei

O concelho de Ferreira do Zêzere está representado da Feira de Enchidos, Queijo e Mel que decorre em Vila de Rei, com 2 exposições de artesanato pertencente ao Sr. Salvador Inácio  e pelo grupo Artes & Sorrisos.

Fotografia: Artes&Sorrisos

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Novo Padre em Ferreira do Zêzere

O Padre Manuel Nogueira Mousinho Vaz Patto será o novo pároco de Areias, Bêco, Chãos, Dornes e Paio Mendes.


Diácono Francisco Claro e Padre Manuel Patto. Foto Correia

Data de Nascimento: 1988-07-12
Data de Ordenação: 2014-06-29
Lugar da Ordenação: Sé Nova
Bispo Ordenante: D. Virgílio do Nascimento Antunes


in: Diocese de Coimbra

Muitas Novidades nas nomeações Pastorais

Acabam de ser publicadas as nomeações de D. Virgílio para o novo ano pastoral.
Para Ferreira do Zêzere há muitas novidades.
Já se sabia que o Padre João Pedro Silva ia sair. Vai passar para o concelho de Cantanhede.
As paróquias do concelho aparecem agora divididas, caindo o nome de Unidade Pastoral, não se sabe se esse entidade vai continuar.
O Padre Pedro Manuel Luís será pároco de Águas Belas, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova e Pias.


Virá para o concelho o Padre  Manuel Nogueira Mousinho Vaz Patto –pároco de Areias, Beco, Chãos, Dornes e Paio Mendes.

Fotografia: Diocese de Coimbra
Outra grande novidade é que o com a atribuição de outras paróquias ao Padre José Gomes, o Bêco vai "unir-se" novamente às restantes paróquias do concelho.

Ao Padre João Pedro Silva o Região do Zêzere deseja as maiores felicidades e um OBRIGADO por tudo o que fez pela igreja em Ferreira do Zêzere.





Nomeações do Bispo de Coimbra

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE COIMBRA – 2015/2016


O Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, torna públicas as seguintes nomeações para o ano pastoral de 2015-2016:
- O P. Armando Olívio Duarte – pároco do Louriçal e Vinha da Rainha.
- O P. Filipe José Miranda Diniz – pároco de Miranda do Corvo, Rio de Vide, Semide e Vila Nova de Miranda, continuando diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, assistente espiritual da Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas e do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Coimbra.
- O P. João Pedro Lopes da Silva – pároco de Cantanhede, Outil e Portunhos.
- O P. Jorge Silva Santos – pároco de Castelo Viegas e Ceira, continuando pároco de São João Batista, na cidade de Coimbra, e vigário episcopal para a Pastoral.
- O P. José Kamutali Tomás – vigário paroquial do P. Jorge Silva Santos, pároco de São João Batista, Castelo Viegas e Ceira.
- O P. José Rosa Gomes – pároco de Arega, continuando pároco de Figueiró dos Vinhos e Campelo.
- O P. Luís Francisco Cordeiro Marques – capelão do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
- O P. Manuel Nogueira Mousinho Vaz Patto –pároco de Areias, Beco, Chãos, Dornes e Paio Mendes.
- O P. Manuel Pereira Cristóvão - pároco de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de D. Maria e Maçãs do Caminho.
- O P. Pedro Manuel Luís – pároco de Águas Belas, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova e Pias
- O P. Virgílio de Miranda Neves – vigário paroquial do P. Anselmo Ramos Dias Gaspar, pároco de Santa Cruz de Coimbra.
- O Diác. Nuno Filipe Martins Fachada Fileno – colaborador do P. Filipe José Miranda Diniz, nas paróquias, e membro da Equipa do Projeto Vocacional Sacerdotal.
- O Diác. Jorge Germano Dias de Brito – colaborador do P. Idalino Simões, nas paróquias, e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e da equipa dos Convívios Fraternos.
- O Diác. Pedro Jorge Silva Simões – colaborador do P. João Paulo Francisco Ferreira Vaz, na paróquia de Pombal.
Coimbra, 25 de julho de 2015
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

Capela do Sobral, como nova

Já estão concluídas as obras na capela do Sobral da Igreja Nova.
Parabéns à Comissão e à empresa Pilar D'Ouro.
Fotografias: João Henriques




terça-feira, 28 de julho de 2015

Transporte para o Lago Azul

A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere promove mais uma vez o transporte para a Castanheira em colaboração da Câmara Municipal.

Todas as quartas feiras de 1 de julho a 26 de agosto partirá um autocarro ás 9h00 que regressará às 17h00. A Paragem é ao lado da Junta de Freguesia.


Padre João Pedro Silva sai de Ferreira do Zêzere

As nomeações de D. Virgílio  para o novo ano Pastoral que se aproxima devem estar a sair, mas ao que tudo indica o Padre João Pedro Silva vai sair da nossa Unidade Pastoral.
Não se sabe se vem outro padre para o concelho. Aguardam-se pelas informações oficiais da nossa Diocese.

Imagem de arquivo

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Espaço Cidadão no Mercado Municipal

A Câmara deliberou alterar o local para o futuro "Espaço Cidadão" de Ferreira do Zêzere.
Inicialmente previsto para o local onde funcionou a Tesouraria das Finanças, este novo espaço público vai ser instalado em duas lojas no rés do chão do Mercado Municipal. As obras já começaram.



sexta-feira, 24 de julho de 2015

Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere editou livro

No 5º aniversário da Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere esta instituição editou o livro "Dar - Aprender - Receber: Memória histórico-cultural da Universidade da Terceira Idade de Ferreira do Zêzere.
Este sonho tornado realizado começou a ser construído a partir de um projeto de leitura entre a Universidade e alunos da Escola Pedro Ferreiro.
A análise à pergunta "Quem sou eu" deu frutos e os texto resultantes deste trabalho mostrou as experiências de vida de cada aluno e professor desta escola tão especial.
No livro podem ainda ver-se as atividades, as visitas de estudo e os momentos mais especiais desta Universidade.


Não perca a conversa com a Drª Mariana e a Professora Ana Godinho.
Parabéns. Venham mais cinco.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Novo restaurante - cafetaria em Dornes

No centro da aldeia de Dornes já abriu "O Rio" restaurante e cafetaria. Está aberto todos os dias exceto às terças feiras. Também dispõe de quartos e uma casa completa para arrendar.
Propriedade de Martins&Alcobia - Turismo Rural.
Contacto: 249 366 411






quarta-feira, 22 de julho de 2015

ZêzereArts 2015 começou em Dornes

Esta tarde teve início no Santuário de Dornes o 5º  Festival de ópera e canto lírico, ZêzereArts.
Em Ferreira do Zêzere ainda tem a possibilidade de ver outros concertos no Cine Teatro Ivone Silva, na Biblioteca Municipal e no Centro Cultural.






O Vereador da Cultura Hélio Antunes deu as boas vindas aos cantores e músicos deste ano e o Diretor Artístico Brian Mckay declarou aberto o ZêzereArts.



TVI transmite Eucaristia de Areias dia 9 de agosto

A União das Freguesias de Areias e Pias tem a honra de informar V. Ex.ª que a estação televisiva TVI vai transmitir, em direto, da Igreja Matriz, Nossa Senhora da Graça, em Areias, a Missa Dominical, do próximo dia 09 de agosto de 2015, com início pelas 11:00h.
A transmissão será precedida da emissão do programa “8.º DIA”, previamente gravado na nossa freguesia, o qual será emitido nos grandes écrans antes do direto.
No final da transmissão atua o Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias, seguido de um beberete/convívio, oferecido pela UFAP.
Será certamente um dia marcante para a Nossa Freguesia, um dia que perdurará nas nossas memórias como um dia especial para todos Nós.
Tudo isto foi possível devido ao empenho e dedicação das irmãs Lino, naturais de Areias, do Exmo. Sr.º Cónego António Rego e do Exmo. Sr.º Padre Pedro Luís, a todos a UFAP deixa publicamente um agradecimento muito especial pela colaboração e aceitação desta iniciativa.

Zêzerearts começa hoje em Ferreira do Zêzere

O 5º Festival de ópera e canto lírico vai começar esta quarta-feira em Ferreira do Zêzere com "Monteverdi até Mozart" um espetáculo gratuito no Santuário de Dornes às 18h30.

No dia 23, no Cine-Teatro Ivone Silva, "A querela dos grilos" e "Semana profana" - Entrada 10€.

Sábado, 1 de agosto, às 14h30, na Biblioteca Municipal audição dos Master-Classes de cordas, Entrada livre.

Também no dia 1 de agosto às 21h30 no Centro Cultural, o concerto final com orquestra e solistas. Entrada 5€.



Poderá ainda ver outros concertos na nossa região.




Biblioteca Municipal fecha hoje e amanhã

Em virtude da implementação do novo programa de gestão da Biblioteca e constituição de uma nova Rede de Bibliotecas do concelho de Ferreira do Zêzere, que incluirá a Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolas e em breve as Bibliotecas Freguesias, a Biblioteca Municipal Dr. António Baião estará encerrada para formação hoje e amanhã, 22 e 23 de julho.


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Exposição Marchas 2015 na Biblioteca

Se não teve oportunidade de ver as Marchas Populares de Santo António de Ferreira do Zêzere, poderá ver até ao dia 28 de julho a exposição dos fatos e adereços das 7 marchas participantes deste ano.



Sport Club Ferreira do Zêzere, Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere, Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas, Junta de Freguesia de Igreja Nova do Sobral, Agrupamento de Escuteiros 988 e CRIFZ, Sociedade Filarmónica Ferreirense e Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias.


Poderá ainda ver os vídeos da atuação no Pavilhão Municipal.

Apoio: Foto Leitão e Região do Zêzere
In: BMFZ

domingo, 19 de julho de 2015

Domingo

“Vinde descansar um pouco”



“Vinde descansar um pouco”, é o convite que hoje o Senhor dirige aos seus discípulos: “Vinde comigo para um lugar isolado e descansai” (Mc. 6, 30-34). Porém, ao chegar ao local previsto, “Jesus compadeceu-Se” e “começou a ensinar-lhes muitas coisas”.Jesus não ensina teorias, mas a “arte da compaixão” ou seja de compartilhar o sofrimento e a vida com os irmãos. 

Ei-l’O a mudar os seus planos de descanso para compartilhar a sabedoria da vida com aqueles que eram “como ovelhas sem pastor”.
É assim que Jesus me convida neste tempo de verão, a saber compartilhar com aqueles para quem a vida me deixa menos disponibilidade em tempo de intenso trabalho.
Senhor, ensina-me a ter tempo para os outros, porque eles valem mais do que as coisas.


Bom Dia!
D. Francisco Senra Coelho
IN: www.rr.sapo.pt

sábado, 18 de julho de 2015

Duas Ferreirenses em Chipre



Ana Cotrim e Catarina Cristovam são duas jovens estudantes da Escola Pedro Ferreiro e que se candidataram a um intercâmbio promovido pela Associação Juvenil Rota Jovem de Cascais. As jovens Ferreirenses foram   duas de cinco portugueses que participaram nesta aventura em Chipre entre  5 e 13 de julho. 
No regresso contaram ao Região do Zêzere como passaram estes dias tão enriquecedoras e que jamais esquecerão.


Ana e Catarina à esquerda


"No primeiro dia, tivemos de escolher em que workshop queríamos permanecer para durante a semana ficarmos nesse e ensaiarmos para uma performance final. todos escolheram e ao longo de toda a semana ensaiou-se bastante para a performance.Eu fiquei no grupo de dança global e a Ana no grupo de teatro. Nas duas primeiras noites tivemos as chamadas Noites Interculturais em que cada grupo de cada país apresentou o seu a que pertencia. Segue em anexo uma foto da mesa de apresentação da gastronomia de Portugal.

No final da semana, na sexta e no sábado deram-se os espetáculos, na sexta em Pafos (cidade europeia da cultura) e no sábado em Nicósia, capital de Chipre. Nestes dois dias fizemos também dois flashs mobs em cada dia. 
Foi uma grande experiência e gostámos bastante. "




sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lourenço Boutique há 30 anos em Ferreira do Zêzere - video

O Sr. Lourenço e a Srª Lurdes estão em Ferreira do Zêzere há 30 anos. Esta loja de moda para "Homem, Senhora e Criança" tem sido um estabelecimento comercial de referência na nossa vila. A Boutique Lourenço aposta na qualidade para fazer frente aos desafios dos últimos anos, nomeadamente, destacam a entrada no Euro, a abertura das grandes superfícies comerciais e a crise económica que vivemos. 
Este casal recorda também com saudade o comércio vivo de outros tempos e recorda os seus vizinhos comerciais.
Muitos Parabéns e continuação de bons negócios.



quarta-feira, 15 de julho de 2015

Banco de manuais escolares na Biblioteca Municipal

O Município de Ferreira do Zêzere, através da Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, aderiu à REUTILIZAR - Banco Nacional de Livros Escolares.



A REUTILIZAR é uma rede nacional que promove a reutilização dos livros escolares. Este movimento de cidadãos promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País.

Se tem manuais escolares atuais pode entregar na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.

Mais informações : http://www.reutilizar.org

terça-feira, 14 de julho de 2015

Passeio anual das Freguesias de Areias e Pias

A União das Freguesias de Areias e Pias realizou no passado fim de semana o passeio anual para os idosos destas localidades. Desta vez visitaram Óbidos, Bombarral e Peniche.






José António, o carpinteiro de Ferreira do Zêzere - Vídeo

O Sr. José António começou aos 12 anos a trabalhar na carpintaria do seu pai a fazer rodas de carroça.
Já são mais de 50 anos de profissão. O Mestre José António fez já vários trabalhos de que se orgulha, recorda os trabalhos no teto e altares da Igreja Matriz de Ferreira.
A prática e a necessidade fez com que aperfeiçoasse as técnicas em todos os trabalhos da carpintaria.
Na sua humildade diz que ainda hoje continua a aprender.
É sem dúvida mais uma figura ilustre de Ferreira do Zêzere. 

Obrigado Sr. José António.





Tasquinhas 2015 - Sorteio de coletividades participantes

Realizou-se ontem o sorteio de localização das coletividades no espaço da Feira dos Petiscos /Festa do Emigrante nos próximos dias 7, 8 e 9 de agosto no exterior do Mercado Municipal.

Imagem de Arquivo

A sorte ditou:
1 - Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Bêco de Santo Aleixo
2 - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere
3 - Sociedade Filarmónica Ferreirense
4 - Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense
5 - Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ferreira do Zêzere
6 - Sport Club de Ferreira do Zêzere
7 - Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere
8 - Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro
9 - Agrupamento de Escuteiros 988
10 - Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas
11 - Associação de Melhoramentos Cultura e Recreio de Dornes
12 - Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias
13 - Casa Regional de Ferreira do Zêzere
14 - Associação Cultural Recreativa e Desportiva de santo Amaro
15 - Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Paio Mendes
16 - Ninho de Pitágoras Associação
17 - Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Pias


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Regulamento de cedência e utilização do Campo Eng. Lopo de Carvalho

Foi hoje publicado em Diário da República  e entra em vigor amanhã, o Regulamento sobre as condições de cedência e utilização do campo de jogos Eng. Lopo de Carvalho.
Sendo "o Campo de Jogos Engenheiro Lopo de Carvalho propriedade do Município de Ferreira do Zêzere e tem como finalidade principal a prestação de serviços desportivos à população em geral, bem como às associações, clubes, escolas e outras entidades", este regulamento indica como poderá ter acesso a este equipamento desportivo municipal de forma regular ou pontual.
Consulte o regulamento neste link:


Imagem de arquivo

Balanço dos exames de 9º ano em Ferreira do Zêzere

Já estão disponíveis os resultados dos exames de 9º ano a matemática e português.
Em Ferreira do Zêzere e na Escola Pedro Ferreiro os resultados foram analisados pela Equipa de Avaliação Interna e foram os seguintes:

A Professora Isabel Saúde, Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, fez o sequinte balanço para o Região do Zêzere:

  • Português-- Melhoria de resultados em relação aos anos anteriores;
  • Português—Diferencial positivo em relação aos resultados nacionais, superando a média em 2%;



  • . Matemática—Melhoria de resultados em relação a 2013, mas decréscimo em relação a 2014;
  • Matemática—Diferencial negativo em relação aos resultados nacionais, ficando aquém da média 2,5%.



Considerando o contexto educativo e sócio económico do nosso Agrupamento consideramos que os resultados obtidos demonstram que o trabalho desenvolvido nos últimos anos  permite consolidar uma melhoria consistente do sucesso educativo no Ensino Básico."




domingo, 12 de julho de 2015

300 karatecas em Ferreira do Zêzere

O Dojo de Karaté Shotokan de Ferreira do Zêzere organizou este fim de semana  o Estágio e Exames da Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM) Zona Centro.
O evento aconteceu no Pavilhão Municipal de Ferreira do Zêzere.
Parabéns.
Fotografias : Pedro Lopes