terça-feira, 31 de março de 2015

Obras no adro de Águas Belas

Recomeçaram as obras de calcetamento no adro da Igreja de Águas Belas.
Recorde-se que em junho de 2014 foi calcetado o lado esquerdo e agora é o lado direito. Fica a faltar a zona da casa mortuária.


domingo, 29 de março de 2015

Via Sacra com centenas de participantes c/vídeo

Cumpriu-se a tradição nos cruzeiros de Dornes, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto. A Via-Sacra "Uma vela a Jesus" contou a presença de várias centenas de peregrinos. Com a organização da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e a colaboração de todas as paróquias do concelho de Ferreira do Zêzere, Agrupamento de Escuteiros 988, GNR e Bombeiros de Ferreira do Zêzere. A cerimónia foi presidida pelo Padre Pedro Luís e contou com a presença do Padre João Silva e do Monsenhor André.







Domingo de Ramos em Ferreira do Zêzere - vídeos

Neste Domingo de Ramos, início da Semana Santa, foram benzidos os ramos junto à capela da Misericórdia no antigo hospital de Ferreira do Zêzere, seguindo-se a procissão até à Igreja Matriz.



Concerto de Coro e Órgão em Dornes c/ vídeos

Inserido na programação cultural da Via-Sacra "Uma vela a Jesus" que amanhã acontece, realizou-se este sábado o concerto com o Coro Misto da Associação Canto Firme de Tomar acompanhados pelo Órgão de Tubos do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes, que esteve completamente cheio de público a assistir ao concerto.
A organização é da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, com o apoio da Associação Canto Firme e Santuário de Dornes.






sexta-feira, 27 de março de 2015

Cantar às Almas em Dornes - vídeo

Todos os anos nesta altura a tradição cumpria-se em Dornes. Todos os dias da quaresma a população juntava-se para cantar pelas almas. O Senhor José Nunes, o mais velho da aldeia, lembra-se de o fazer desde pequeno. Naquela altura só os homens o faziam. Assim que regressavam dos campos, já de noite, reuniam-se na praça, junto à antiga Escola e antiga Câmara, e começavam este canto que foi passando pela via oral ao longo dos tempos. Luís Nunes, registou-o para a escrita mantendo o português antigo e a forma de dizer as palavras nesta aldeia. Com a diminuição da população este cantar foi desaparecendo e há alguns anos que não se realizava. Esta sexta feira, junto ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto a tradição foi reposta. Espera-se que para o ano se repita.
O Região do Zêzere registou em vídeo o cantar que será disponibilizado em breve.
Obrigado a todos.


Disponibilizamos para já um excerto do Cantar às Almas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Festival do lagostim começa este fim de semana

O já famoso festival de lagostim de rio promovido pela Câmara de Ferreira do Zêzere vai começar esta sexta feira 27 de março e vai prolongar-se até 26 de abril.
Este ano são vários os restaurantes e cafés com comidas e petiscos que têm por base o lagostim.
Pode apreciar várias receitas aos fins de semana nos estabelecimentos indicados no cartaz:


quarta-feira, 25 de março de 2015

Hino Akathistos em Ferreira do Zêzere

Neste dia 25 de março, Festa da anunciação do anjo a Nossa Senhora foi interpretado o Hino Akathistos na igreja de Ferreira do Zêzere.
Cerimónia presidida pelo Padre Pedro Luís.




O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”)é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.
Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé. Vale pois a pena que todos o cantem como preparação para o Jubileu do ano 2000 e como prelúdio da tão implorada unidade dos cristãos, dom do Espírito Santo (cf. TMA 34). Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela sua acção interior, é a Mãe que ensina a todos os discípulos do Senhor a docilidade à voz do Espírito (cf. TMA 48).

Entre as ocasiões em que se pode utilizar, indica-se, de modo especial, o tempo do Advento e as solenidades de Santa Maria, Mãe de Deus (1 de Janeiro) e da Anunciação do Senhor (25 de Março).

É conveniente expor um ícone da Mãe de Deus e, se parecer oportuno, também outro de Cristo.

terça-feira, 24 de março de 2015

Renault em Ferreira do Zêzere

Profissionais de todo o país da Renault estão esta semana em formação no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere. Um dos objetivos desta reunião é a apresentação da novo veículo utilitário desportivo, a Renault Espace.


segunda-feira, 23 de março de 2015

Convívio dos alunos de Besteiras

No próximo sábado vai realizar-se um almoço convívio de antigos alunos da Escola de Besteiras, Águas Belas.
O encontro começa às 13h00 na Escola e às 13h30 o almoço na Quinta da Fonte em Paio Mendes.
Inscrições até até amanhã.

Sensibilização para a certificação florestal

De norte a sul do país, estão a decorrer sessões com as organizações de produtores florestais para apresentar o projeto promovido pela AIFF (Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Floresta) em colaboração com a APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, CELPA – Associação da Industria Papeleira e Centro PINUS – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho. No dia 19 de Março realizou-se a sessão com a Associação de Desenvolvimento Florestal do Concelho de Ferreira do Zêzere – FLORZÊZERE.
Imagem ilustrativa
Com este projeto, a AIFF pretende criar condições para as organizações de produtores implementarem novos sistemas de gestão florestal sustentável ou aumentarem a adesão dos proprietários/gestores aos sistemas já existentes. Acredita que a gestão florestal sustentável e a sua certificação contribuem para a resolução das grandes dificuldades e ameaças do setor, como os incêndios, as pragas e doenças, a baixa rentabilidade de algumas produções ou a perda de biodiversidade.
A AIFF tem um âmbito de atuação nacional e fazem parte da sua estrutura associada empresas, organizações associativas empresariais e de produtores, entidades do sistema científico e tecnológico e do sistema de educação e formação.
Para mais informações contacte a Florzêzere

domingo, 22 de março de 2015

Associação de Águas Belas fez 66 anos

A Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas comemorou hoje 66 anos de existência.
Ao longo dos anos têm sido várias as iniciativas desta coletividade, como o saudoso Rancho Folclórico, o Grupo de Atletimo, as concertinas, os Rouxinóis, a música popular, as Marchas de Santo António ou as aulas de ginástica.
A sede encheu-se hoje de muitos amigos que quiseram juntar-se à festa num almoço e tarde de convívio.
Parabéns ao Presidente Fernando Graça e a todos os sócios e amigos desta coletividade.

Fotografias da coletividade










Plantação de árvores e caminhada em Dornes

Inserido no mês da Proteção Civil decorreu junto ao Lagar de S. Guilherme em Dornes uma plantação de árvores autóctones com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Ferreira do Zêzere.
Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto aproveitou o Dia da Floresta para inaugurar o novo percurso pedestre na freguesia onde participaram cerca de 130 caminheiros.

Fotografias SMPC e Freguesia de Nossa Senhora do Pranto










1º Encontro de Poetas de Ferreira do Zêzere

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere promoveu este sábado, Dia Mundial da Poesia, o 1º Encontro de Poetas de Ferreira do Zêzere.
Foi uma tarde cheia de emoções e algumas descobertas.
Participaram neste encontro:

Adélia Peixoto
António Ricardo
Helena Pinto
Julieta Pedro
Manuel Sebastião
João Roberto
Jorge Roberto
Maria do Carmo
Maria Lucília
Pedro Martins
Raúl Saramago
Risoleta Pedro (Leitura de poemas pela mãe)
Sá Flores














Domingo

A palavra tem um rosto, Jesus!


Neste quinto domingo da Quaresma, o Evangelho apresenta-nos o pedido dos Gregos anónimos: Queremos ver Jesus.
Neste pedido encontramo-nos como a sede que existe no coração de cada homem de ver e conhecer o mistério da vida: Jesus Cristo.
Ver Jesus, não é apenas uma curiosidade, mas um verdadeiro desejo de conhecer e de acreditar, como nos ensina Bento XVI: agora a palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré.
Jesus responde ao desejo dos que o desejam conhecer com uma parábola que ilumina inteiramente o sentido da sua vida. Ele é como o grão de trigo lançado à terra para dar fruto, o fruto é descrito seguinte modo: quando for elevado da terra, atrairei todos a Mim. Da morte do grão nasce o fruto. Para Jesus viver é dar a vida.
Senhor, durante toda a Tua existência terrena, procuraste em cada palavra e em cada gesto tornar o homem livre de todas as opressões, dotá-lo de dignidade e dar-lhe vida em plenitude. Concede-nos a graça de vivermos com alegria o mesmo espirito de dádiva de vida que por nosso amor assumiste. Que no Teu amor aprendamos a amar, pois só encontra a plenitude da vida que por amor oferta a sua vida.
Cresce em nós Senhor.

Padre Senra Coelho (in: www.rr.sapo.pt)

sexta-feira, 20 de março de 2015

Ruben Santos na Seleção Distrital

O jovem Ruben Santos, jogador do escalão de iniciados pelo Sport Club de Ferreira do Zêzere foi chamado para a Seleção Distrital de Santarém. O Ruben tem 13 anos e é natural de Jamprestes, Chãos.
No próximo domingo jogará no torneio Tejo Cup.
Parabéns.



quinta-feira, 19 de março de 2015

Ribeira da Cabrieira começou a ser limpa

A Junta de Águas Belas e a Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere elaboraram um projeto ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) no âmbito da valorização ambiental de espaços florestais , para a manutenção e recuperação das margens da Ribeira da Cabrieira, nestas duas freguesias.
Os trabalhos executados pela Florzêzere, serão os seguintes:
  • Desmatação e desbaste seletivo
  • Eliminação de árvores caídas e remoção de lenhas
  • Eliminação Total de resíduos.
A Ribeira da Cabriera é uma das mais importantes do concelho. Junto a ela as magníficas rochas da Cabrieira, o poço escuro, as antigas levadas da Pombeira e as velhas azenhas dos nossos avós...

Para outras informações os proprietários poderão contactar as respetivas Juntas de Freguesia.

Parabéns pela iniciativa.