sábado, 31 de janeiro de 2015

Escuteiros atribuem distinções a Ferreira do Zêzere

A Junta Regional de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas atribuiu várias distinções a várias entidades e personalidades ferreirenses "com base em todo o apoio prestado nos últimos anos ao CNE – Região de Lisboa, nomeadamente, aos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, assim como, ao Centro de Actividades Escutistas de Ferreira do Zêzere".








Distinções Entregues:
Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere - Medalha de Agradecimento 1ª. Classe 
A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere sempre manifestou apreço e estima pelo Escutismo e pelo CNE. Traduziu esse sentimento em actos concretos de apoio ao nosso CAEFZ - Centro de Actividades Escutistas em Ferreira do Zêzere, desde a cedência do terreno para a sua implantação, a total cooperação no seu desenvolvimento que permitiu a conclusão da 1ª. fase da sua construção, assim como, o grande contributo que deu aos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, e a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no nosso centro de actividades. A CMFZ e o seu Presidente, mostraram-se sempre disponíveis cada vez que solicitámos apoio. Este apoio tem sido fundamental para a concretização dos nossos objectivos e por tudo o que foi referido são merecedores desta Distinção.
Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere - Medalha de Agradecimento 2ª. Classe
Por todo o apoio que tem sido prestado ao CNE - Região de Lisboa desde que foi cedido pelo Município de Ferreira do Zêzere o terreno ao CNE para a instalação do centro de actividades escutistas, por todo o apoio que tem sido dado à conclusão da 1ª. fase da construção do CAEFZ, assim como, aos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, e a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no nosso centro de actividades escutistas. A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, mostrou-se sempre disponível para apoiar os nossos projectos. Este apoio tem sido fundamental para a concretização dos nossos objectivos e por tudo o que foi referido são merecedores desta Distinção.

Centro de Recuperação Infantil de Ferreira do Zêzere (CRIFZ) - Medalha de Agradecimento 2ª. Classe
Por todo apoio que tem sido prestado ao CNE - Região de Lisboa desde que foi cedido pelo Município de Ferreira do Zêzere o terreno ao CNE para a instalação do centro de actividades escutistas, por todo o apoio que tem sido dado à conclusão da 1ª. fase da construção do CAEFZ, assim como, aos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, e a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no nosso centro de actividades. O CRIFZ – Centro de Recuperação Infantil de Ferreira do Zêzere, mostrou-se sempre disponível para apoiar os nossos projectos. Este apoio tem sido fundamental para a concretização dos nossos objectivos e por tudo o que foi referido são merecedores desta Distinção. 
Centro Recreativo e Cultural de Carvalhais – Medalha de Agradecimento 3ª. Classe
Por todo o apoio que prestado ao CNE - Região de Lisboa nos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, e a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no nosso centro de actividades escutistas. O Centro Recreativo e Cultural de Carvalhais mostrou-se sempre disponível para apoiar os nossos projectos. Este apoio tem sido fundamental para a concretização dos nossos objectivos e por tudo o que foi referido são merecedores desta Distinção.

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere - Medalha de Agradecimento 3ª. Classe
Por todo o apoio que prestado ao CNE - Região de Lisboa nos Acampamentos Regionais realizados em 2009 e 2014, e a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no nosso centro de actividades escutistas.
A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere mostrou-se sempre disponível para apoiar os nossos projectos. Este apoio tem sido fundamental para a concretização dos nossos objectivos e por tudo o que foi referido são merecedores desta Distinção.
Sr. José Cristóvão - Diploma de Mérito
Por todo o extraordinário apoio prestado ao CNE – Região de Lisboa pelo Sr. José Cristóvão que muito gentilmente cedeu o seu terreno, permitindo a ampliação do campo do XXIV ACAREG, que se realizou de 02 a 08 de Agosto de 2014, possibilitando desta forma aumentar o número de escuteiros a participar nesta actividade, assim como, pela total disponibilidade e apoio incondicional ao CNE – Região de Lisboa, através da cedência de diversos materiais e equipamentos que permitiram ajudar a concluir a 1ª. fase da construção do CAEFZ. Por tudo isto, a Junta Regional de Lisboa entende que o Sr. José Cristóvão é merecedor desta distinção por parte do Corpo Nacional de Escutas.


Foi entregue também pela Junta Regional um Louvor Regional ao Agrupamento 988 de Ferreira do Zêzere, da Região de Coimbra, por ter prestado um contributo extremamente positivo e valioso ao longo dos últimos anos ao CNE – Região de Lisboa, após a instalação do centro de actividades escutistas e pelo forte e permanente empenho de todos os seus membros e responsáveis no apoio à realização dos Acampamentos Regionais de 2009 e 2014, assim como, a todas as outras actividades que se têm vindo a realizar no centro de actividades escutistas.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Apreendidas aves exóticas com destino a Ferreira do Zêzere

A GNR de Vilar Formoso apreendeu 44 aves exóticas que tinham como destino o concelho de Ferreira do Zêzere. A GNR informou:

"...OS Núcleos de Proteção Ambiental da GNR de Vilar Formoso e Guarda , apreenderam quarenta e quatro (44) aves exóticas e identificaram a proprietária residente em França.

As mesmas eram transportadas em veiculo ligeiro de mercadorias e tinham como destino a localidade de Ferreira do Zêzere.
A proprietária das mesmas intitulou-se criadora de aves em França, não tendo comprovado através de documento legal a informação prestada.

Apreensões efetuadas:
01 - Loris vermelho; 03 - Loris arco iris ; 05 - Cabeça de ameixa; 02 - Polytelis anthoptoplus; 02 - Psephons haematonotus; 02 - Platycercus macgillivrayi; 05 - Psittacula Kameri; 06 - Agapornis agapornis; 02 - Polytelis swainsonii; 02 - Cyanoliseus patagonus; 01 – Papagaio vermelho – eclectus momatus; 01 - Papagaio amazona aestiva; 04 - Pyrrhuras Molinae; 02 - Grandes alexandrinos – Psittacula Eupatria; 02 - PoicephalusnSenegalus; 02 - Barnadius Zonaris; 01 – Cyanoramphus; 01 – Princesa de Gales"

Tem árvores tombadas para a estrada?

Atenção ao Edital 3/2015 da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. 
Se tem árvores que tenham ramos tombados para as vias municipais deverá ter em atenção se foram marcadas pelos serviços da autarquia.

Se estiverem marcadas com cor branca - deverá cortar ass árvore
Se estiverem marcadas com cor amarela - deverá aprumar as árvores

Os motivos indicados são as quedas de ramos e árvores para as estradas devido às condições atmosféricas.


Consulte as localidades já assinaladas no Edital.

Consulte o edital neste link:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/mfz-municipio/camara-municipal/editais/560-edital-n-3-2015

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Agenda Cultural de Fevereiro

Conheça a nova Agenda com a programação cultural e desportiva de Ferreira do Zêzere.
Já está disponível na internet, neste link:



Representantes ferreirenses ao Concurso Nacional de Leitura Distrital

A fase de escola  do Concurso Nacional de Leitura já ocorreu na Escola Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere e já são conhecidos os vencedores desta eliminatória. 
Vão representar os ferreirenses os seguintes alunos:

3º CICLO -  Beatriz Nunes (7º D), Jéssica Mateus (8º C) e  Maria Beatriz Ramos (8º C) 
Fotografias: http://www.aefzezere.edu.pt/portal/

SECUNDÁRIO: Catarina Figueiredo (12º A), Leandro Silva (12º A) e Rodrigo Azevedo (10º A).

PARABÉNS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Hotel Quinta do Adro já tem cor

Prosseguem a bom ritmo as obras de construção do Hotel Quinta do Adro em Ferreira do Zêzere. Já se pode ver a cor do hotel e a colocação das primeiras janelas e portadas.






domingo, 25 de janeiro de 2015

Vigilia e jantar dos Catequistas

Este sábado realizou-se na Igreja de Paio Mendes uma vigília de oração com os catequistas da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere. Seguiu-se um jantar de confraternização no restaurante "Cantinho da Ana " em Águas Belas.






sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PS distrital em Ferreira do Zêzere


A Comissão Política da Federação do Partido Socialista de Santarém esteve reunida ontem no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere.

Entre outros assuntos falou-se da degradação dos serviços públicos no distrito e onde se aprovou o Plano de Ação Política para 2015.

Estiveram presentes os responsáveis da Federação e todos os Presidentes de Câmara Socialistas do Distrito.

Veja nestes links o comunicado e nota de imprensa.

https://drive.google.com/file/d/0B-iWfq7U_Nf6VGV3dTJKTVJhaXM/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B-iWfq7U_Nf6T3BObDkwZ0ttRXM/view?usp=sharing



Fotografias : FPS





Santa Casa de Ferreira do Zêzere na Internet

A Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere já está na internet.
Conheça esta instituição e todos os serviços disponíveis.
Consulte no endereço:


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Luta obrigatória contra o escaravelho da palmeira

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere publiclou hoje na internet um edital da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo com as informações necessárias a todos os proprietários de palmeiras infetadas com o escaravelho da palmeira. Praga que também afeta o nosso concelho e que já teve destaque no Região do Zêzere.



Consulte o edital neste link:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/viver/noticias/550-escaravelho-da-palmeira

Veja o que restou de uma palmeira com 40 anos em Ferreira do Zêzere.
Fotografias: Armindo Garpar


Novidades na secção de jornais e revistas da Biblioteca Municipal

O início do novo ano trouxe também novidades à Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a secção de jornais e revistas foi reforçada com novos jornais nacionais diários.

No próximo mês chegam também novas revistas.
Tem mais um bom motivo para frequentar diariamente a Biblioteca.
Aproveite!
Boas Leituras.



Estatísticas da Escola Pedro Ferreiro

O Ministério da Educação e Ciência tem um novo site onde divulga alguns dados estatísticos das escolas.
Vale a pena olhar para alguns indicadores, compare com outras escolas e tire as suas conclusões.
O site é: 

Veja como está a nossa Escola Pedro Ferreiro:






Diz o Ministério:

 "Com os dados agora disponibilizados é possível ver como se posicionam as escolas, numa análise por distrito e por concelho, a taxa de retenção nas diferentes escolas, o número de alunos por ano curricular e por sexo e os cursos ministrados em cada escola. Permite ainda aferir se há desfasamentos entre as notas internas e de exames e avaliar a evolução dos alunos. O Ministro Nuno Crato afirmou que «os dados estão neste momento construídos com critérios que são mais claros» e que «mais informação é mais poder para intervir e melhorar».
De acordo com o Ministro, o novo portal serve para que os diretores escolares e os professores possam «acompanhar melhor os alunos», avaliando os seus percursos, mas também para que os pais e os jovens possam «intervir mais na escola», comparando os resultados com os apresentados por outros estabelecimentos de ensino, questionando se há desfasamento nas notas e porquê."

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sacerdotes da Unidade Pastoral repartem trabalho

Segundo informações da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere e de forma a definir a ação pastoral, o Padre Pedro Manuel Luís e o Padre João Pedro Silva decidiram organizar o trabalho pastoral da seguinte forma:



A nível geral:
Padre Pedro fica com a responsabilidade de coordenar os setores da Administração e da Liturgia/Espiritualidade;
O Padre João fica com a responsabilidade de coordenar os setores do Anúncio da Palavra e do Serviço Sócio-caritativo.


A nível da ação pastoral concreta nas paróquias:
O Padre Pedro acompanhará Areias, Chãos, e Pias
O Padre João acompanhará Águas Belas; Dornes; Igreja Nova do Sobral e Paio Mendes

Na paróquia de Ferreira do Zêzere ficarão os dois (Padre Pedro e Padre João) igualmente responsáveis por esse acompanhamento, sendo que cada um se dedicará mais aos setores que tem a responsabilidade de coordenar a nível geral.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Novos Bombeiros de 3ª e Estagiários em Ferreira do Zêzere

17 Janeiro 2015 na instrução geral dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere foram apresentados os novos cidadãos predispostos a ajudar a sociedade de uma forma voluntária também com o mesmo sentido de interajuda acabaram o seu período de formação os quatro novos Bombeiros agora aptos ao serviço tendo sido promovidos a Bombeiros de 3ª categoria. Também neste dia estiveram a exame 12 bombeiros ás categorias imediatas respectivas.
Parabéns.

Pedro Carraço



Espaços do Cidadão - Serviços c/ vídeo

Conheça alguns dos serviços que estarão disponíveis no Espaço do Cidadão  em Ferreira do Zêzere.
O Espaço do Cidadão ficará localizado junto ao serviço de Finanças.
Assinado o protocolo entre a Secretaria de Estado e o Município, o local será em breve objeto de obras de adaptação face às exigências de funcionamento deste serviço público.


domingo, 18 de janeiro de 2015

Álvaro Almeida Vice-campeão zonal

A Secção de Judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zezere ,esteve presente no Campeonato Zonal de Cadetes em Torres Novas, uma prova que servia para apuramento do campeonato nacional.  O judoca ferreirense Álvaro Gil Almeida  sagrou-se Vice-Campeão Zonal de cadetes. 
Muitos parabéns.

Fotografia AMFZ




sábado, 17 de janeiro de 2015

Ferreira do Zêzere já tem sapateiro

Já abriu junto ao jardim da nossa vila de Ferreira do Zêzere a empresa Kapa e Sola com serviço de sapataria e duplicação de chaves.
Boa sorte e bons negócios.



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ferreira do Zêzere vai ter Espaço do Cidadão

Os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo assinaram hoje o protocolo para a instalação de Espaços do Cidadão com a presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa.
Em Ferreira do Zêzere o Espaço do Cidadão vai funcionar ao lado das finanças, no mesmo local onde funcionava a tesouraria.
Fotografias: CIMT


Segundo a Agência para a Modernização Administrativa, o Espaço do Cidadão 
"é um posto de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de vários serviços de diferentes entidades do Estado. A principal inovação é a de proporcionar ao utente um atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet.
Nos EC instalados nas autarquias ou nos CTT, o utente pode aceder ao Portal do Cidadão e pedir por exemplo a alteração de morada do Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial. Pode também aceder por navegação assistida aos serviços da ADSE Direta.
O cidadão pode ainda, entre outros serviços, obter o registo criminal e registar um contacto de trabalho (Ministério da Justiça); fazer um registro de propriedade intelectual (Inspecção Geral das Actividades Económicas); ser encaminhado para a rede de apoio ao consumidor endividado (Direcção-Geral do Consumidor); renovar uma autorização de residência (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); revalidar a carta de condução (Instituto da Mobilidade e dos Transportes); efetuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complementos ou interagir com a Caixa Geral de Aposentações."


Novos órgãos sociais na Associação de Pais de Ferreira do Zêzere

Decorreu no auditório da Escola Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere, a Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Ferreira do Zêzere.
Com 4 pontos na ordem de trabalhos:
  • Apresentação do Relatório de atividades e contas. A despesa e receita foi de 5197.59€.


Das atividades destacaram-se a caminhada pais e filhos, o prémio ao 4º ano, o prémio de mérito e as participações no Depenicar e Feira de S. Brás.
Este ponto foi aprovado por maioria.

  • Eleição dos órgãos sociais para o biénio 2015-2016 e a tomada de posse.
Apresentou-se a sufrágio uma única lista assim composta:

Assembleia Geral
Presidente  -Sérgio Morgado
Secretária - Susana Isabel S. Figueiredo Ramos
                  Otília Maria Nunes Ribeiro
















Direção

Presidente - António Vicente Martins
Vice-Presidente - Ana  Maria Miranda Figueiredo
Secretária - Maria Flávia Ribeiro da Cunha
Tesoureiro - Susana Cunha R. Oliveira
Vogais - Marta Sofia C  Roberto
             Maria Manuela Figueiredo Martins
             António Júlio
             Filipe Diogo Carvalho
             Victor Manuel Mendes Carvalho
             Fernanda Faria
             Manuel Dias

Conselho Fiscal
Presidente - Helena Maria Ribeiro
Vogal - Carla Maria da Cunha Roberto Júlio
           Helena Margarida Antunes


A lista foi aprovada por maioria com 2 abstenções.

Nos outros assuntos: Falou-se principalmente dos projetos que a escola está a adotar


Tabela de taxas municipais mantém-se igual a 2014

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere informa que a tabela de taxas e preços para este ano de 2015 vai manter-se igual ao ano passado.
Isto porque a atualização depende da taxa de inflação publicada pelo Instituto Nacional de Estatística. Como esse valor é negativo também não serão aumentados os valores das taxas e preços dos serviços municipais.

Consulte o edital neste link:


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aulas de concertina em Águas Belas - Inscrições abertas

Estão abertas inscrições para aulas de concertina na Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas.
Informações e inscrições pelos contactos indicados no cartaz.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ambulância INEM já funciona em Ferreira do Zêzere

Chegada a Ferreira do Zêzere a ambulância do INEM a Ferreira do Zêzere no passado dia 29 de dezembro e depois de um período de formação dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, foi hoje utilizada pela primeira vez no concelho para uma assistência em saúde para o Lar de S. Miguel.



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Festival das Migas de Ferreira do Zêzere na RTP1

O Vereador Hélio Antunes, Anabela Santana do restaurante "Cantinho da Ana" de Águas Belas e António Peixoto da Pastelaria "Pérola do Zêzere" estiveram hoje no programa "Há tarde" da RTP com Herman José e Vanessa Oliveira.
Apresentaram e divulgaram a nossa gastronomia em particular as Migas e alguns dos nossos doces regionais.

Pode ver o vídeo neste link a partir dos 5m30: 

 Imagens do programa: