Assembleia Municipal abril 2015

A Assembleia Municipal desta sexta feira foi quente de conteúdo e de confronto político o que é normal.
Destaco alguns assuntos abordados.



  • Sofia Miguel pediu esclarecimentos ao Presidente sobre uma noticia que saiu na comunicação social sobre a contratação de uma empresa, a URBE e do seu administrador Rogério Gomes. 
  • O Presidente disse que vai levar o caso a tribunal e que responde no local certo. 
A questão levantada por Sofia Miguel relaciona-se notícias que alegadamente relacionam este administrador do Grupo Lena e Passos Coelho e que Câmara de Ferreira do Zêzere contratou há uns anos. 
Pode ver por exemplo neste artigo do DN. 

  • Eduardo Mendes, acerca do relatório elaborado pelo Presidente da Câmara, destaca o pagamento das dívidas a fornecedores.
    Aurélio Nunes referiu que em termos resultados e do nível de execução que é baixo, assim como a receita.
  • O Presidente respondeu que este relatório retrata a realidade. Referiu que para aumentar as receitas tem de subir as taxas e impostos. Referiu que o meio milhão que esteve a prazo já está à ordem o que permitiu uma almofada financeira. Adiantou que vai a concurso em breve um novo concurso de regeneração urbana. Em reunião hoje realizada com os Presidentes da CIMT há perspectivas de poder alargar a regeneração urbana a Águas Belas ou outras sedes de freguesia.
  • Apreciação da informação escrita do Presidente da Câmara Municipal acerca da atividade e situação financeira do município. Foi aprovado por maioria
  • Apreciação e votação dos documentos de prestação de contas.
    Apreciação e votação da Revisão Orçamental. Aprovados por maioria
  • Apreciação e votação do despacho do Presidente da Câmara para reconhecimento de interesse público municipal, na regularização da estação de conferência e do ecocentro, em valadas, freguesia de Ferreira do Zêzere.
  • O Presidente esclareceu que sem este reconhecimento o concelho arriscava-se a ficar sem o ecocentro de valadas e ter de levar o lixo a outro concelho.
  • O presidente deu a conhecer as próximas obras. Renovação dos sistemas de águas e saneamento estradas : Lago Azul (400 mil€), ligação de Chãos a Tomar, estrada da Frazoeira e rotundas (200 mil€), alargamento da ponte de Pias e também melhorar o acesso do concelho à autoestrada.