quarta-feira, 25 de março de 2015

Hino Akathistos em Ferreira do Zêzere

Neste dia 25 de março, Festa da anunciação do anjo a Nossa Senhora foi interpretado o Hino Akathistos na igreja de Ferreira do Zêzere.
Cerimónia presidida pelo Padre Pedro Luís.




O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”)é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.
Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé. Vale pois a pena que todos o cantem como preparação para o Jubileu do ano 2000 e como prelúdio da tão implorada unidade dos cristãos, dom do Espírito Santo (cf. TMA 34). Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela sua acção interior, é a Mãe que ensina a todos os discípulos do Senhor a docilidade à voz do Espírito (cf. TMA 48).

Entre as ocasiões em que se pode utilizar, indica-se, de modo especial, o tempo do Advento e as solenidades de Santa Maria, Mãe de Deus (1 de Janeiro) e da Anunciação do Senhor (25 de Março).

É conveniente expor um ícone da Mãe de Deus e, se parecer oportuno, também outro de Cristo.