Ferreira do Zêzere vai ter Espaço do Cidadão

Os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo assinaram hoje o protocolo para a instalação de Espaços do Cidadão com a presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa.
Em Ferreira do Zêzere o Espaço do Cidadão vai funcionar ao lado das finanças, no mesmo local onde funcionava a tesouraria.
Fotografias: CIMT


Segundo a Agência para a Modernização Administrativa, o Espaço do Cidadão 
"é um posto de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de vários serviços de diferentes entidades do Estado. A principal inovação é a de proporcionar ao utente um atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet.
Nos EC instalados nas autarquias ou nos CTT, o utente pode aceder ao Portal do Cidadão e pedir por exemplo a alteração de morada do Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial. Pode também aceder por navegação assistida aos serviços da ADSE Direta.
O cidadão pode ainda, entre outros serviços, obter o registo criminal e registar um contacto de trabalho (Ministério da Justiça); fazer um registro de propriedade intelectual (Inspecção Geral das Actividades Económicas); ser encaminhado para a rede de apoio ao consumidor endividado (Direcção-Geral do Consumidor); renovar uma autorização de residência (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); revalidar a carta de condução (Instituto da Mobilidade e dos Transportes); efetuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complementos ou interagir com a Caixa Geral de Aposentações."