quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

120 ferreirenses fizeram o rastreio auditivo

Durante todo o dia, cerca de 120 ferreirenses foram observados no rastreio gratuito que decorreu junto à praça do município. 
De pé e ao sol ali esperaram muitas horas pelo exame. 
Não teria sido possível realizar o rastreio numa das muitas salas disponíveis do centro de saúde?




Foto leitão faz hoje 35 anos

A 26 de fevereiro de 1979 a família Leitão escolheu Ferreira do Zêzere para iniciar o seu negócio.
Traziam o empenho, a imaginação, o empreendedorismo e a juventude. 
Mas o maior trunfo do casal era a grande novidade da cor na fotografia.
Já viram muitas caras, conhecem praticamente toda a gente, todas as casas e teem orgulho de já acompanharem várias gerações. Já fizeram reportagens de acontecimentos importantes para a história de Ferreira do Zêzere. São possuidores de um valioso arquivo fotográfico que guardam a nossa memória recente. 
Evoluíram, acompanharam o digital e estão orgulhosos da família que também já os acompanham no gosto pela fotografia.
MUITOS PARABÉNS PELOS 35 ANOS EM FERREIRA DO ZÊZERE.
OBRIGADO.

A D. Helena contou ao Região do Zêzere um pouco da história destes 35 anos.






em 2010



Desculpem as fracas condições técnicas devido a problemas de avaria.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nota de imprensa acerca da passagem do vereador da CM de Ferreira do Zêzere a tempo inteiro

NOTA DE IMPRENSA

O Partido Socialista vem expressar a sua total oposição relativamente ao aumento dos gastos com os recursos humanos ao serviço do Município no que respeita aos custos associados à substituição do 2º Vereador, bem como a nomeação de um novo elemento para o cargo de Secretário. 

No passado dia 22 de Novembro de 2013, a vereadora eleita pelo Partido Social Democrata, Dra. Maria Emília Benedito, que exercia o seu cargo a meio tempo, pediu a suspensão do mandato por um período de seis meses, tendo sido aprovada pelo Executivo. 

Face ao exposto foi designado para o cargo, que a anterior Vereadora ocupava, o Dr. Hélio Antunes, em regime de tempo inteiro. É de salientar que o Município de Ferreira do Zêzere, desde a sua vigência teve sempre apenas um Vereador a tempo inteiro, ficando actualmente com dois – o Eng. Paulo Neves e o Dr. Hélio Antunes. 

Para além da situação supramencionada, a Câmara Municipal preencheu a anterior função de secretário, que o Dr. Hélio Antunes desempenhava, nomeando um novo elemento, mesmo após garantia em contrário, dada pelo Sr. Presidente da Câmara, que afiançou que o lugar de secretariado não seria ocupado, tendo em vista a poupança no quadro de despesa com pessoal. 

Sem especulações e sem juízos de valor associados às decisões pessoais inerentes aos cargos que ficaram vagos, e não obstante às políticas internas que conduziram à sua ocupação, o Partido Socialista vem exigir coerência ao atual executivo: Não se pode de forma alguma exigir que a população aceite que a Autarquia desligue a iluminação pública durante a noite, alegando contenção na despesa num momento em que o Município apresenta um orçamento de gestão, quando simultaneamente a mesma Autarquia se propõe a aumentar os seus gastos em pessoal. 

O Partido Socialista é sensível à realidade da atual conjuntura económica, mas entende que uma gestão sustentável e adequada deve ter nos Munícipes a sua maior prioridade. A admitir gastos suplementares, que sejam feitos em favorecimento da população, e não em proveito dos membros constituintes do executivo. 

 PS Ferreira do Zêzere

Ata 2 / 2014

 Está disponível na internet a ata 2 /2014 de 24 de janeiro da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
Aqui fica um resumo de algumas deliberações.



O Presidente da Câmara informou o executivo que a autarquia vai disponibilizar um serviço de apoio ao preenchimento do IRS via internet e que todas as juntas de freguesia vão dispor de um programa informático de apoio ao preenchimento do IRS.

O Presidente informou que o programa da SIC “Portugal em Festa” estaria em Ferreira do Zêzere no dia 9 de fevereiro com a aposta estratégica na tigelada e que os custos com refeições e dormidas seriam partilhados com a Câmara e Junta de Freguesia.

O Presidente informou que nomeou a Drª Sandra Carvalho, atual jurista da autarquia para secretária do Gabinete de Apoio Pessoal à Vereação.

Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias pediu apoio para a compra de 3 viaturas no âmbito de um projeto denominado “Melhoria da qualidade de vida – serviços básicos  para a população rural”. Deliberado por unanimidade aprovar a reafectação de 25 mil euros do valor atribuído em 2009 para este projeto.

Prestação de serviços – O executivo aprovou por maioria, com as abstenções dos vereadores do PS , autorizar a emissão de parecer prévio genérico favorável à celebração e renovação de contratos de serviços, desde que seja adjudicado até 5 mil euros sem IVA.

Aprovado por unanimidade o relatório do Plano de Gestão de Riscos  de Corrupção e Infrações Conexas.

Proposta de alteração do Regulamento de Apoio ao Associativismo.

Obras – A Câmara aprovou com a abstenção do PS as obras a realizar por administração direta em 2014.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Notícias do Judo ferreirense

No OPEN DE JUVENIS em Palmela os 
MARINHEIROS DE FERREIRA DO ZEZERE em destaque foram: Andreia Nunes de prata e Álvaro Almeida de bronze no podium.

No Estagio associativo, na Golegã, sob a orientação técnica da Associação de Judo de Santarém dirigido a judocas de escalão juvenil ,cadetes e juniores, o Judo Ferreirense fez-se representar por Antonio Pires, Luis Gaspar, David Antunes, Daniel Antunes e Pedro Palhinha.



Construção do hotel Quinta do Adro

Aqui ficam algumas imagens recentes da construção do Hotel na Quinta do adro em Ferreira do Zêzere.





domingo, 23 de fevereiro de 2014

Orquestra Canto Firme com músicos ferreirenses

A Orquestra Canto Firme esteve em Ferreira do Zêzere para um concerto na passada sexta feira no Centro Cultural no âmbito de um protocolo assinado coma Câmara Muncipal. Como te sido hábito a Canto Firme convidou as filarmónicas do concelho a integrar na orquestra os seus músicos. Este ano participam 14 elementos da filarmónica Ferreirense e Frazoeirense.
Ficam algumas fotografias cedidas pela Filarmónica Frazoeirense.





sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Balanço positivo para a Sicarze

Terminou em Lisboa mais uma edição da SISAB, ( Salão Internacional do setor Alimentar e Bebidas )  um certame internacional muito falado nos últimos dias e que deu oportunidade às empresas de se mostrarem ao mundo com objetivo de exportarem os seus produtos.
A Sicarze este presente mais uma vez e faz um balanço positivo apesar da crise, como confirmou ao Região do Zêzere Célia Ferreira, Administradora da empresa.

Com o Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas

Com a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

                                                        

Qual é o balanço que faz deste certame?
Foi positivo, apesar de este ano ter sido mais fraco do que os outros anos.

Notou que teve mais visitantes? Nacionais ou estrangeiros?
Este ano predominavam  chineses e brasileiros

O espaço Sicarze foi muito visitado?
O nosso espaço foi bastante visitado para além de já nossos clientes também  por um vasto número  de potenciais clientes

Quais os produtos mais procurados?
Os produtos mais procurados foram o presunto ( china e brasil) e chourico corrente ( palop ) fiambres ,mortadelas e enchidos  pela europa

Há boas perspectivas de negócio?
Existem algumas boas prespectivas de negócios, agora temos de trabalhar os contactos adquiridos durante o sisab, sobretudo Angola e Brasil.
                      

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Moto clube oferece ténis a crianças da Frazoeira

O Moto Clube de Ferreira do Zêzere ofereceu  ténis a todas as crianças do Centro de Acolhimento da Frazoeira. O dinheiro foi conseguido no Torneio de sueca "Mário Roberto".
A coletividade teve também apoio de uma marca conhecida.
Os presentes foram oferecidos num almoço na sede do Moto Clube. Parabéns pela iniciativa.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ficará Ferreira do Zêzere sem Finanças?

No relatório final da 10ª avaliação da troika, agora conhecido, é referido que é intenção fechar metade das repartições de finanças até maio. 
Resta saber de Ferreira do Zêzere está também incluída.

"Como parte da reorganização da administração tributária, comprometemo-nos a fechar 25 por cento das repartições de finanças locais até ao final de março e mais 25 por cento até ao final de maio de 2014.”


Estrada para a Sertã - continuam trabalhos

A estrada nacional 238, depois da Ponte do Vale da Ursa, continua cortada ao trânsito nos dois sentidos devido ao desabamento de uma barreira por tempo indeterminado.
Se tem de se deslocar para a zona da Sertã a alternativa é ir pela Mendeira ou passar por Vila de Rei.

Foto: Maiortv

Agrupamento de escolas tem novo site

O Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere tem desde ontem um novo site na internet.
Pode ser consultado neste link:


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

JS manisfesta indignação em comunicado


NOTA DE IMPRENSA
Conselho Municipal da Juventude

O Conselho Municipal da Juventude é um órgão consultivo do Município no âmbito das políticas municipais da juventude. É um órgão que permite aos jovens munícipes, através das suas associações, a auscultação das suas necessidades, dúvidas, aspirações e problemas e a incorporação das suas contribuições na definição de estratégias municipais.
A Juventude Socialista que, enquanto juventude partidária, terá um representante no Conselho Municipal da Juventude, vem manifestar a sua indignação pelo facto de ainda não terem sido tomadas diligências no sentido de dar início ao seu funcionamento. Vem ainda relembrar que o mesmo já se encontra em funcionamento em várias concelhos vizinhos.


Na XVI Convenção Distrital realizada em Tomar  representaram a Concelhia de Ferreira do Zêzere estiveram Catarina Martins e Sofia Miguel, na qualidade de delegadas, e Bruna São Pedro na qualidade de inerente.
Sofia Miguel e Patrícia Martins foram eleitas membros efetivos da Comissão Política Distrital da JS e Catarina Martins como suplente da mesma lista. Bruna São Pedro é inerente à mesma Comissão.  
Sofia Miguel foi ainda eleita representante efetiva da JS na Comissão Política Distrital do PS.
Nesta Convenção, Bruno Gomes foi coordenador da moção global de estratégia e presidiu à mesa da Convenção, sendo este o último evento desta natureza em que participou, pois as regras de longevidade de militância assim o exigem. 
 

JS de Ferreira do Zêzere

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Estágio de Karaté - fotografias

Este fim de semana realizou-se no pavilhão municipal de Ferreira do Zêzere o  primeiro estágio regional de karaté com a presença de várias dezenas de atletas da nossa região.
Este estágio serviu também para a realização de exames.
Parabéns ao karatecas ferreirenses, ao seu mestre e à organização.
Fotografias gentilmente cedidas pelo Pedro Carraço.







sábado, 15 de fevereiro de 2014

Médio Tejo interpõe ação judicial conjunta

Face ao mapa judiciário apresentado pelo governo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo decidiu ontem e por unanimidade:

"• Instaurar uma ação popular, visando a defesa dos interesses das populações, a qual será subscrita pela totalidade dos municípios, bem como, pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo enquanto entidade institucional representativa desta região;
• Apresentar queixa ao Provedor de Justiça, nos termos do artigo 23.º, n.º 1, da Constituição, considerando a necessidade de salvaguardar o direito fundamental de acesso à justiça, que claramente é colocado em causa com a presente reforma."



Dizem ainda os autarcas em comunicado ...

"Para além do repúdio do encerramento dos tribunais de Mação e Ferreira do Zêzere, a passagem do tribunal de Alcanena a mera seção de proximidade, e o desmantelamento do atual círculo judicial de Abrantes, está em causa o grave esvaziamento de competências de âmbito criminal e civil em toda a região do Médio Tejo, pondo em causa o acesso à justiça por parte das nossas populações."

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cadeados do amor

Foram estes os cadeados do amor colocados junto á igreja de Ferreira do Zêzere.

Missa de namorados

Esta noite o Grupo da Unidade Familiar de Ferreira do Zêzere promoveu uma missa de namorados e casados.
À entrada da igreja foi colocado um cadeado do amor. 


Este foi o casal contemplado com um jantar oferecido pela organização.


Trânsito cortado a pesados para a Castanheira

O Serviço de Proteção Civil de Ferreira do Zêzere informa que: "por  deslizamento parcial de talude de suporte da estrada 348 entre as localidades de Bichardo de Cima e Bichardo de Baixo, fica proibido o transito a veículos pesados entre Valadas (aeródromo) e Castanheira (Lago Azul)e condicionada a circulação de ligeiros a uma via no local sinalizado."


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Multibanco em Areias

O Multibanco foi hoje reposto no edifício da União das Freguesias de Areias e Pias.
Escreve o executivo no facebook "Este, é sem dúvida mais um passo de muitos, visando o Bem-Estar da População, pois sempre foi e será esse o nosso lema maior."
Fotografia da União de Freguesias

Deliberações recentes da Câmara

Foram disponibilizadas na internet as atas nºs 21, 22, 23 e 24 de 2013 e a nº 1 de 2014.
Podem ser consultadas neste link:

Aqui fica um resumo de algumas deliberações:

Ata 21/ de 2 de novembro 2013
  • ·         Delegação de competências nos Vereadores e pessoal dirigente.
  • ·         Agrupamento de Escolas pede a comparticipação da autarquia no pagamento de vinhetas de 2 alunos carenciados. A Câmara deliberou pagar esse passes escolares.
  • ·         Resitejo - Aprovados os novos preços de recolha de resíduos de demolição e construção.
  • ·         Adequação da toponímica do concelho face à reorganização das freguesias – Nas cartas não deve escrever-se o nome da freguesia depois do código postal, mas apenas o nome do concelho.
  • ·         Foi aprovada a elaboração da nova carta concelhia da REN (Reserva Ecológica Nacional) de acordo com as novas delimitações.


Ata 22/ de 22 de novembro 2013
  • ·         O Presidente da Câmara informou que teve uma reunião de trabalho com o Primeiro-ministro. Sobre o Tribunal de Ferreira do Zêzere não houve grande abertura, quanto à possibilidade de encerrar as Finanças, está em estudo a possibilidade de os serviços de Finanças ficarem ligados às Câmaras Municipais ou aos Correios.
  • ·         Sobre fundos negativos. Pedido de esclarecimento pelo Vereador Dr. António Martins e resposta pelo Dr. Jacinto Lopes.
  • ·         Suspensão de mandado da Vereadora Drª Emília Benedito até 22 de maio, passando a ocupar o lugar o Dr. Hélio Antunes.
  • ·         Concurso para bolsas de estudo e deslocação diária.



Ata 23/ de 13 de dezembro 2013
  • ·         Tomada de posse do Dr. Hélio Antunes como Vereador
  • ·         Atribuição de máquinas nas freguesias. Pedido de esclarecimento pelo Vereador Dr. António Martins e resposta pelo Dr. Jacinto Lopes.
  • ·         Corte da Iluminação pública. Pedido de esclarecimento por parte da Vereadora Drª Elisabete Henriques e resposta pelo Dr. Jacinto Lopes.
  • ·         Atribuição de 150€ à Associação Humanitária dos doentes com cancro.
  • ·         Atribuição de 799.50 à Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere para a realização do 3º Estágio de Judo.
  • ·         Transferência de 15.000€ para a Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias aprovado em 2009.

  • ·         O Presidente da Câmara informou que a autarquia vai adquirir um autocarro em segunda mão no início de 2014 por 63.500€ para o transporte de crianças porque o autocarro MAN já atingiu a idade máxima de serviço.
  • ·         Programa de apoio ao associativismo
  • ·         Elaboração do Plano de Urbanização de Ferreira do Zêzere, relatório e declaração ambiental.
  • ·         Aprovada a orçamentação e despesas com o pessoal da autarquia.
  • ·         Intervenção do Público – Presente o Sr. Sérgio Morgado enquanto Presidente da Junta de Águas Belas que questionou a autarquia sobre o corte da iluminação pública e resposta pelo Dr. Jacinto Lopes.


Ata 24/ de 27 de dezembro 2013
  • ·         Vereador Dr. António Martins apresentou um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Gorgulho, enfermeiro no Hospital da Misericórdia e Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere durante 35 anos. O Dr. Jacinto Lopes propôs a atribuição de um nome de uma rua, aceite por unanimidade.
  • ·         Horário dos serviços.
  • ·         Secretário de Estado da Agricultura informou a autarquia que os custos com o tornado de 7 de dezembro de 2010 foram rececionados pelo PRODER.
  • ·         Zêzerovo informa a distinção melhor PME do setor agrícola.
  • ·         Atribuição de 500€ ao Rancho da Alegria para o 13º Festival de Folclore.
  • ·         Atribuição de apoios monetários e combustíveis às coletividades no âmbito do Programa de Apoio às coletividades.


Ata 1/ de 10 de janeiro de 2014
  • ·         Pedido de Esclarecimento da Vereadora Drª Elisabete Henriques sobre os danos causados pelo vento forte e resposta pelo Dr. Jacinto Lopes.
  • ·         Tornado de 2010 não foi enquadrado no PRODER
  • ·         Presidente informou que pondera apresentar uma queixa-crime contra alguém que publicou numa rede social frases que segundo o Presidente ofendem a credibilidade e honra da dos órgãos Câmara e Assembleia Municipal.
  • ·         A Câmara aprovou com as abstenções dos Vereadores do PS a criação de um fundo de maneio para 2014
  • ·         Aprovação com as abstenções dos Vereadores do PS o Regulamento Municipal do Comércio não Sedentário.




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vote nos nossos "heróis da fruta"

Há semelhança dos anos anteriores o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere
está a concorrer ao concurso Heróis da fruta". Para além de incentivar os alunos a comerem fruta todos os dias, as turmas gravam também um hino que é colocado na internet com um número de telefone para votação. Os grupos mais votados do país recebem prémios.


No Centro Escolar de Ferreira do Zêzere concorreram todos os Jardins de infância em conjunto. Pode ver o hino e votar neste link:
Também concorreu a sala 1 do 1. ciclo. Vote e veja o vídeo neste link:


A nossa Biblioteca - fotografias

Aqui ficam algumas fotografias do dia a dia da Biblioteca. 
As atividades com as escolas e o movimento nas salas infanto juvenil e de leitura.







Biblioteca faz 10 anos

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião faz hoje 10 anos após a inauguração.
Está situada no centro da vila de Ferreira do Zêzere. 
Este equipamento cultural ferreirense é muito mais que uma casa de livros, preservação e guarda.
É um baú de histórias maravilhosas, é um recanto de emoções, é espaço permanente de aprendizagem, é espaço de convívio, partilha e discussão, de reunião e de apelo à cidadania plena.
É hoje e mais que nunca a porta de ligação ao mundo. É sala de estudo de muitos estudantes do secundário e universitários que encontram neste espaço a tranquilidade e o conforto necessários, é oportunidade de formação e galeria de exposições.
A Biblioteca é INFORMAÇÃO.
PARABÉNS.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Balanço da 15ª Feira e Mostra de São Brás 2014


Mais uma Feira e Mostra de São Brás se realizou ontem dia 9 de Fevereiro de 2014 em Ferreira do Zêzere. O balanço que esta junta faz é muito positivo, pois tendo em conta as condições meteorológicas, mesmo assim a feira recebeu centenas de visitantes que foram aparecendo durante todo o dia. Por volta das 15h00 foi quando se registou o maior número de visitantes, pouco tempo depois do início do programa “Portugal em Festa” da SIC que foi transmitido durante toda a tarde da nossa feira e que deu uma grande ajuda para o evento ter corrido bem.
A tigelada esteve mais uma vez em destaque com a V Mostra onde se estima que foram vendidas cerca de 5.000 unidades, tendo também sido confirmado o record da “Maior Tigelada de Sempre” confeccionada com 100 ovos, 10lt de leite, 4Kg de açúcar, 3kg farinha e raspa de 3 limões e transmitida a sua confecção a todo o Pais e ao Mundo através da SIC.
Aproveitamos também para esclarecer que as únicas despesas com o programa “Portugal em Festa” foram unicamente o alojamento e refeições da equipa de produção e artistas, sendo que o valor despendido foi inteiramente para as empresas do nosso concelho.
Agradecemos a todos os participantes, Associações, Artesãos, às pastelarias que aderiram à V Mostra da Tigelada e a todos os que colaboraram e se esmeraram nas decorações e apresentações e mais uma vez representaram as tradições, usos e costumes de Ferreira do Zêzere.

A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere

CAMPEONATO ZONAL DE JUNIORES EM FERREIRA DO ZÊZERE

Ferreira do Zêzere foi palco desta importante prova de judo no pavilhão municipal de Ferreira do Zêzere. Estiveram presentes cerca de uma centena de judocas de ambos os sexos.
A Associação de marinheiros igualmente participou com os judocas David Antunes e Daniel Antunes e apesar da sua pouca competitividade a este nível apurou a menos de 55kg Daniel Antunes para o nacional.
Parabéns.




Fotografias da organização.

Próximas actividades

 15 de  Fevereiro Treino conjunto em Riachos (infantis)
 22 de Fevereiro participação no open de Palmela (Juvenis)