Iniciativas aprovadas em Conselho Pastoral

Da reunião realizada na passada semana, a Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere dá a conhecer algumas iniciativas que visam preparar a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a todas as paróquias do nosso concelho, inclusive o Bêco.


Oração em Família com o Imaculado Coração de Maria

A partir do dia 25 de outubro de 2014 todas as famílias são convidadas a inscrever-se para receber um dos oratórios do Imaculado Coração de Maria que irão percorrer os Lares das famílias da nossa Unidade Pastoral. 
Bênção dos oratórios na Eucaristia de Ferreira do Zêzere às 19h00

As inscrições e o pedido de informações adicionais a este respeito faz-se contactando o responsável em cada paróquia pelos oratórios: Virgínia Graça – 916005787 (Águas Belas); Ilda Gonçalves – 937307053 (Areias); Donzília Graça – 914205300 (Chãos); Margarida Ferreira – 914946595 (Dornes); Maria Emília Pires – 918626283 (Ferreira do Zêzere); Manuel Bernardo Nunes – 969866648 (Igreja Nova); Guilhermina Gomes – 249366208 (Paio Mendes); e Maria do Carmo Vale – 916785013 (Pias).

Lançamento de um Terço comemorativo

Logo na primeira aparição, a 13 de maio de 1917, Nossa Senhora disse: "Rezem o Terço todos os dias". Neste sentido, será lançado um terço comemorativo da Visita da Imagem Peregrina à nossa Unidade Pastoral, que poderá ser adquirido na sacristia de cada paróquia a partir do dia 8 de dezembro de 2014.

Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados

Convidam-se todos os paroquianos a participarem nesta devoção, pedida por Nossa Senhora de Fátima em reparação pelos pecados contra o Imaculado Coração de Maria, como forma de desenvolver o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação. O seu cumprimento pressupõe que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos: se faça a confissão (pode fazer-se em qualquer dia, antes ou depois do Primeiro Sábado, contanto que se receba a Comunhão em estado de graça); se receba a Sagrada Comunhão; se reze um terço; e se faça companhia a Nossa Senhora durante quinze minutos, meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de a desagravar.

Novena a Nossa Senhora

Nos nove dias imediatamente anteriores à chegada da Imagem Peregrina, ou seja de 21 a 29 de abril de 2015, será rezado comunitariamente em cada paróquia o Terço. Os grupos presentes em cada paróquia deverão coordenar-se no sentido de cada um dinamizar a oração num desses dias.

Lançamento de um guião da Visita

A Imagem Peregrina passará pelas várias capelas do Concelho, permanecendo algum tempo em cada Igreja Matriz, pelo que será necessário ir-se pensando e preparando a decoração das ruas, capelas e igrejas conforme o trajeto. Na proximidade da Visita da Imagem Peregrina será disponibilizado um guião com o programa detalhado que se seguirá e os textos que serão usados de 30 de abril a 3 de maio de 2015.


ORAÇÃO POR OCASIÃO DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA

Nossa Senhora de Fátima,
Estrela da Evangelização,

Vós sois a serva
de todo o trabalho missionário da Igreja,
que estais disponível para ajudar cada cristão
a abrir as portas do coração a Cristo,
dando-lhe ânimo e confiança
para um encontro difícil de realizar.

Vós estais sempre disponível
para acompanhar o que leva o feliz anúncio,
incutindo-lhe a vossa própria alegria,
proveniente do facto de dardes Cristo ao mundo.

Vós colaborais, abrindo as portas das multidões que,
não aceitando reunir-se para uma ação explícita
de catequese ou evangelização,
acorrem apressadas à realização de uma ação mariana.

Fazei que a passagem da vossa Imagem Peregrina
pela nossa Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere
nos ajude a sermos comunidade de discípulos missionários.

Que às lágrimas por vós derramadas e por nós escutadas
no local onde hoje se ergue
o nosso querido Santuário de Dornes,
se juntem sempre os cânticos de louvor
de todos aqueles que em vós encontram uma Mãe.

Ámen.