Acampamento da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere

Terminou no passado dia 2 de agosto de 2014, o Acampamento da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere (ACAFER), que este ano decorreu na Praia de Mira. Foi uma semana aberta a jovens a partir do 7º ano e integrados em caminhada de catequese, de EMRC, ou de Grupo de Jovens, em que se procurou abordar o tema da ecologia numa perspetiva cristã e por isso se designou “BBC Vida Cristã”.
Neste sentido, este Campo de Férias, que teve 51 participantes e contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, ajudou-nos a perceber de forma divertida: que a teoria da evolução do universo se pode compatibilizar com a crença num Deus pessoal e com os relatos da criação da Bíblia; e que o ser humano é a coroação do universo inteiro, criado com a tarefa de o “cuidar” e “habitar” (como bem soube fazer S. Francisco de Assis), e não de o “dominar” e “ocupar”.

Guardamos no coração, não só os momentos fantásticos vividos, mas também o desafio a sermos, como David Attenborough, bons exploradores das maravilhas da natureza!
Padre João Pedro Silva