Algumas conclusões do fórum Pensar Ferreira : Turismo c/ vídeos

Para ter turismo, para alem do capital,  são precisos conhecimentos de turismo em todas  as vertentes, é preciso qualificação de quem trabalha no turismo. Na opinião de Eurico Dias o mar, a floresta e o turismo deverão ser a base de desenvolvimento do país. 





Terra, trabalho e capital são a base de desenvolvimento.
O turismo religioso, a natureza e o rio são oportunidades únicas de Ferreira do Zêzere. São necessárias mudanças na Lei  hídrica que impede o desenvolvimento do concelho.

Quais são as contrapartidas que Ferreira do Zêzere deve ter por não podermos utilizar o rio Zêzere?

A culpa é de várias gerações. Mas é tempo de dinamizar vontades.

Se a seleção de remo da Polónia vem trabalhar para o concelho, porque não vêem equipas portuguesas?

A falta de camas é um entrave.

O turismo ambiental, o turismo sénior e religioso deve ser uma aposta, e a opinião dos empresários.

Um parque de campismo junto ao rio seria muito importante.

É importante que Ferreira do Zêzere seja uma voz ativa na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com capacidade de apresentar projetos tendo em conta as capacidades turísticas do concelho, nomeadamente, o rio,a natureza o património e religião.

Faltam ideias  e empreendedorismo. Porque é que na Bairradinha não há sequer um vendedor de gelados?

Há transporte organizado para os turistas?

O nosso inimigo chama-se Ministério do Ambiente. A rede ecológica nacional e a rede natura são um forte entrave ao desenvolvimento do concelho. No entanto Ferreira do Zêzere tem muitas potencialidades disse um empresário.

Eurico Dias defende que falta em Ferreira um dossiê do investidor que atraia novos investimentos com um conjunto de vantagens únicas do concelho e que não se culpabilize constantemente o Ministério do Ambiente. É urgente tomar decisões com visão de futuro.

A questão não é multiplicar camas. A questão é ter capacidade de atracão de nichos de mercado. Deu-se o exemplo do hotel Vale da Ursa que tem captado muitos e novos clientes que querem deixar de fumar ou emagrecer com base em tratamentos de saúde.

O que tem Ferreira do Zêzere para oferecer aos turistas para os entreter à noite?

Um exemplo de que não se pode contornar a Lei é o caso da Junta de Dornes, disse um interveniente, num terreno doado à junta e numa tentativa de arranjar o espaço, levou a que a junta fosse multada em 80 mil euros.

O monumento que temos mais antigo é uma ponte romana que não está devidamente divulgada.

O PS local perguntou ao PS nacional. Sempre vão reabrir o Tribunal? Haverá alguma hipótese de extinguir o concelho de Ferreira do Zêzere?

Já foi anunciado pela organização o próximo Pensar Ferreira será sobre o tema: Educação.