sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Apoio aos estudantes universitários

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere tem abertas as candidaturas para 5 bolsas de estudo e 5 bolsas de deslocação diária. 
Podem candidatar-se até ao dia 30 de dezembro os estudantes universitários residentes no concelho de Ferreira do Zêzere.

Imagem ilustrativa


Edital:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/NR/rdonlyres/000248c4/skkazuqpujyfcpyfsqqjhywtktpnggtb/Edital52_2013bolsas.pdf

Regulamento:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/NR/rdonlyres/000248c5/dnqjixigzbctslzcvasspcxecnlemsfg/RegulamentoBolsasdeEstudo.pdf

Formulário:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/NR/rdonlyres/000248e6/mkvteycqztlnaknhneaeuwokffkdznuw/FORMULARIO2013_2014.pdf

Zêzerovo produz energia


Encontra-se já concluída uma unidade de mini produção de energia eléctrica, instalada na empresa Zêzerovo com o objetivo produzir  electricidade recorrendo a painéis fotovoltaicos. 
Parabéns por contribuir para o nosso bom ambiente.


Fotografias disponíveis na internet


Luz pública desligada à noite em todo o concelho

A iluminação pública exterior vai ser desligada em todo o concelho de Ferreira do Zêzere entre as 2 e as 5 da manhã. 
Mas, segundo o Presidente da Câmara, há exceções:

Imagem ilustrativa


... "nas zonas em que for possível desligar a iluminação poste sim poste não, tal como já acontece na vila há mais de 2 anos. Neste momento o processo esta concluído nas Freguesias de Águas Belas e União das Freguesias de Areias e Pias. A 26 de Novembro a EDP informou que espere ter concluído o processo durante a próxima semana."

A autarquia informou ainda que nem todas as Juntas de Freguesia entregaram o relatório com os postes que estão acesos em locais onde já não vive ninguém e por isso estão a gastar energia desnecessariamente. 
Este projeto de poupança de energia pública exterior vai permitir a que a Câmara não gaste cerca de 65 mil euros por ano, quando estiver implantado em todo o concelho.

Segundo Jacinto Lopes, à uma alternativa ..."será o de desligar cerca de 1000/1200 pontos de iluminação publica por todo o concelho, sendo assim possível manter a iluminação durante toda a noite. É um processo que iremos tentar implementar com a EDP, embora seja muito demorado, no entanto caso a EDP o venha a acolher irá ser implementado zona a zona, desligando os pontos de IP e alterando os relógios em simultâneo."

A Junta de Freguesia de Águas Belas, apesar de concordar com o projeto, manifestou descontentamento da população que estranha a escuridão e o sentimento se insegurança.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Revista Sábado faz capa de Dornes

A edição especial nº 500 da revista Sábado tem como tema principal os 72 recantos mais bonitos e surpreendentes de Portugal. Como capa não poderiam ter feito melhor escolha. A nossa península de Dornes é mostrada mais uma vez em todo o mundo e vai de certeza trazer até nós muitos curiosos.
Esperemos estar à altura para os receber.


Vereadora Emília Benedito suspende mandato

A Vereadora Drª Emília Benedito suspendeu o mandato por um período se 6 meses, alegando motivos pessoais e de saúde.
Até ao final de maio de 2014 assume o lugar de vereador o Dr. Hélio Antunes com os mesmos pelouros, ou seja: Educação, Cultura, Ação Social e Crianças, Jovens e Idosos.


Recomeçaram as obras na Casa do Adro

Depois de um período de suspensão das obras pedido pelo Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere para a realização de um relatório pedido ao dono da obra, para avaliar o que pode e deve ser conservado da Casa do Adro para o futuro Hotel de Ferreira do Zêzere, as obras recomeçaram. Neste momento procede-se ao retirar do telhado e vigamentos.

O Dr. Jacinto Lopes informou o Região do Zêzere que a fachada do edifício se vai manter, assim como todos os aspetos a serem preservados e que foram aprovados em moção na Assembleia Muncicipal.
https://www.youtube.com/watch?v=SGdDTiM34qg







terça-feira, 26 de novembro de 2013

As taxas nas Freguesias - Comunicado do PS



CONCELHIA DE FERREIRA DO ZÊZERE
ESCLARECIMENTO
Em virtude da resposta da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto ao comunicado do Partido Socialista de Ferreira do Zêzere, publicado no decorrer desta semana, a propósito da actualização de taxas e serviços, tem esta estrutura o seguinte a esclarecer:
- A actualização das taxas é admissível, seja ela por imposição legal ou por necessidade de gerar receita, mas desde que de forma sensata e moderada, tendo como primordial objectivo servir os interesses dos residentes na Freguesia.
- Dada a união das Freguesias, a Junta de Nossa Senhora do Pranto tem como encargo adicional reorganizar os seus préstimos e serviços. Em consequência, Dornes e Paio Mendes devem ser geridos como um território único no que respeita à equidade nas taxas aplicáveis.
O Partido socialista entende que a Junta tenha por isso de criar uma tabela única, mas não aceita a adopção dos valores mais elevados já praticados em Dornes, ficando assim Paio Mendes em manifesta situação desfavorável. Se eram altas as taxas cobradas em Dornes e baixas as cobradas em Paio Mendes que se procure uma solução intermédia, sensível à realidade local.
Assim se faz com justiça o uso do poder local.
- Contrariamente ao avançado pela Junta de Nossa Senhora do Pranto em resposta ao comunicado do Partido Socialista, esta nova tabela não é das mais baixas mas sim das mais altas praticadas no Concelho, conforme poderá ser verificado na tabela anexa a este documento.
- Esclarece-se ainda que à luz da lei uma “recomendação” não é uma obrigatoriedade, que à luz da língua Portuguesa o Partido Socialista não pretende “dar a entender” nada para além do que foi escrito, e que, à luz das regras da política e da democracia uma “abstenção” está longe de ser um voto a favor.

Partido Socialista de Ferreira do Zêzere
21 de Novembro de 2013



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Passagem de Ano na Quinta da Fonte

A Quinta da Fonte em Paio Mendes já tem definido o programa para a Passagem de Ano, com muita música e animação para todas as idades, mas também muita comida e bebida.


Taxas das Juntas de Freguesia

A propósito do recente comunicado do partido Socialista de Ferreira do Zêzere e consequente resposta da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto a propósito das recentes atualizações das taxas praticadas na freguesia, solicitámos a outras duas freguesias que nos enviassem as suas tabelas para sua apreciação e informação.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Esclarecimento da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto referente á atualização das Taxas

Esclarecimento referente ao Comunicado do Partido Socialista sobre a atualização das Taxas na Freguesia de Nossa Senhora do Pranto




Em resposta ao Comunicado do Partido Socialista publicado esta terça-feira sobre a atualização das taxas e custos de serviços aprovada em Assembleia Extraordinária na Freguesia de Nossa Senhora do Pranto a 15 de Novembro do corrente ano, cumpre a este Executivo esclarecer o seguinte:

Sobre a taxa do primeiro registo de animal doméstico, informamos que esta deve acompanhar o valor de referência “Taxa N” da profilaxia médica, cuja fixação é da responsabilidade da atual Direção Geral da Alimentação e Veterinária (antiga DGV), recomendação disposta no Despacho n.º 6756/2012 publicado em Diário da Republica 2.ª série  N.º 97 de 18 de Maio de 2012 que não foi cumprida nos últimos anos na Freguesia de Paio Mendes.

Sobre as taxas relacionadas com os Cemitérios, o novo executivo foi confrontado com a existência de uma discrepância significativa entre os valores tabelados em Dornes, e os que eram aplicados em Paio Mendes. Estando estes últimos desajustados face à falta de atualização das respectivas taxas durante os últimos anos.
Uma vez que a união das freguesias implicou a realização de uma tabela única, optamos por uniformizar a tabela de taxas e serviços tendo por base a que estava a ser aplicada em Dornes onde não houve nenhum valor a ser aumentado ao contrário do que o Partido Socialista pretende dar a entender no seu comunicado.

Lembramos que esta nova tabela de taxas e serviços foi aprovada em Assembleia com 4 votos a favor por parte de elementos do PSD, e 2 votos contra e 1 abstenção por parte dos elementos do PS. Mais informamos que esta Tabela de Taxas continua a ser das mais baixas do Concelho, exactamente por haver consciência das dificuldades que atravessamos.

Lamentamos que só agora o Partido Socialista se venha manifestar contra valores de taxas que já se aplicaram em Dornes no mandato anterior e lamentamos ainda mais que se lance um comunicado desta natureza sem antes ter conhecimento de causa.

20 de Novembro de 2013

O Executivo da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto

Azeite de Ferreira do Zêzere no Canadá

João Carlos Cunha é um Ferreirense emigrado na cidade de Montreal, no Canadá.
É proprietário do café e pastelaria Bela Vista.
Dos muitos sabores portugueses, João Cunha vende o bolo mais apreciado no mundo, o Pastel de Nata, mas vai agora também disponibilizar o azeite de Ferreira do Zêzere, numa parceria com a empresa AzeiZêzere dos Carvalhais.
Parabéns e obrigado.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aumento de taxas na Freguesia de Nossa Senhora do Pranto - Comunicado do PS


PARTIDO SOCIALISTA

CONCELHIA DE FERREIRA DO ZÊZERE

Comunicado
Membros da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto contra aumentos exponenciais de taxas.

As decisões tomadas pelo actual executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, começam desde já a gerar controvérsia entre os residentes.
Na última Assembleia de Freguesia foram alteradas as taxas e custos dos serviços da Junta (devido à união das Freguesias de Paio Mendes e Dornes), que sofreram aumentos muito significativos.
Nesta mesma Assembleia de Freguesia, os membros do PS mostraram-se contra esta actualização de taxas.

Por entre os agravamentos médios na ordem dos 20 a 30% em todos os valores tabelados, destacam-se alguns exemplos de subidas exponenciais como, por exemplo, o primeiro registo de um animal doméstico que passou de 1,50€ para 4,40€.

São contudo as taxas de cemitério que estão a gerar polémica entre a população.
A realização de um funeral, que custava 90€ custa agora 150€. Um terreno simples para sepultura, que custava 500€ custa agora o dobro. Um terreno com sepultura empedrada, que custava 750€, custa agora o 1400€.
Naturalmente que medidas desta natureza são extremamente gravosas para a vida quotidiana dos habitantes de Dornes e Paio Mendes, que estão em total desacordo com a actualização destas taxas.
As Juntas de Freguesia são o órgão de poder local mais próximo da população. Compete-lhes, através de políticas de proximidade, melhorar o espaço público, e apoiar quem aí vive e aí trabalha. Haja sensibilidade para entender que não é sustentável insistir em gerar receita à custa dos rendimentos de uma população maioritariamente com fracos recursos.


Partido Socialista de Ferreira do Zêzere

psfzz@sapo.pt

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Por que motivo ele é padre? Porque é feliz?" - testemunho dos Padres Filipe Diniz e João Pedro Silva

A Reportagem da Rádio Renascença a propósito das vocações sacerdotais ouviu o testemunho do Padre Filipe Diniz e do Padre João Pedro Silva, antigo e atual sacerdote na Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere.

Magusto em Águas Belas

Como informámos, a Junta de Freguesia de Águas Belas em colaboração com as coletividades da freguesia, organizaram no sábado passado um tradicional magusto. Para além do convívio, os Águas-Belenses tiveram oportunidade de ouvir os alunos da sua  recente Escola de Concertinas.
Fotografias cedidas pela Junta de Freguesia:




domingo, 17 de novembro de 2013

Trail do Zêzere 2013 - Balanço muito positivo

Chegou ao fim o 1º Trail do Zêzere. Está de Parabéns o Clube de Atelismo de Ferreira do Zêzere pela organização, assim como todos os apoios fundamentais na logística. 





Luís Mota foi o vencedor da prova K48.


Fernando Gomes do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere foi o vencedor da prova K23.
o
Luís Graça fez um balanço deste 1º Trail do Zêzere e adiantou já o dia 16 de novembro de 2014 para a 2ª edição.



Trail do Zêzere Caminhada

É a prova mais descontraída do Trail do Zêzere que para além do exercício físico proporciona aos participantes um contacto único com a Natureza.


Trail do Zêzere K23

Cerca de 450 atletas partiram de Ferreira do Zêzere para a prova mais concorrida do 1º Trail do Zêzere com um percurso de 23km.





Fernando Gomes é um dos atletas ferreirenses que participa nesta prova.




A partida.

Trail do Zêzere K48

Já correm cerca de 200 atletas oriundos de todo o país para a prova mais longa do Trail do Zêzere, que tem a distância de 48 kms.
Parabéns ao Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere pela gigantesca organização e todos os parceiros: Câmara Muncipal de Ferreira do Zêzere, GNR, Bombeiros, Escuteiros....



Há dois ferreirenses que estão a participar nesta difícil prova de ultra maratona. O Tiago Ramos e o Orlando Alcobia.





A Partida


O Controle Zero. Uma pequena parte da organização junto à partida.



No jardim da Vila há hoje um conjunto de artesãos que tentam hoje fazer algum negócio. Boa sorte.



Domingo

Hoje é Domingo, dia do Senhor! O Evangelho de S. Lucas (Lc. 21, 5-19) mostra-nos Jesus a conduzir o nosso olhar para a finalidade última da vida humana: a comunhão plena com Deus.
Não existimos por acaso, existimos para participar do amor de Deus na medida em que amamos os outros como Jesus amou. Ele é o «sol de justiça», cuja luz resplandece no coração de todos os homens de boa vontade.
O Reino de Deus por Ele anunciado vai-se construindo no presente, cada vez que os homens assumem os valores de Jesus como opções fundamentais de vida. O empenho e o esforço exigem que cada um contribua com os seus talentos, ainda que pareçam pequenos e insignificantes.
Senhor, não nos deixes cansar de recomeçar todos os dias com renovada alegria a tarefa da edificação de um mundo novo. Sabemos que Tu edificas connosco e que nos dás talento e sabedoria para cumprirmos a nossa missão. Sustenta-nos, Senhor, na Esperança e na certeza do Teu Amor.


Pe. Senra Coelho (www.rr.pt)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Apanha da azeitona

Este fim de semana continuam os trabalhos da apanha da azeitona na Região de Ferreira do Zêzere. O tempo está bom para a faina e parece que há muita e de qualidade.
Os lagares do concelho não têm mãos a medir por estes dias.



Aqui deixamos algumas fotografias de 2 empresas ferreirenses:

Azeizêzere : Carvalhais




ExplaAzeite: Freixial







quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere teve negativa

A Escola EB23/S Pedro Ferreiro e o 4º ano das escolas de 1º ciclo ficaram mais uma vez classificada no ranking das escolas com mau resultado.
As classificações variam sempre de jornal para jornal. 
Por exemplo no secundário e no Diário de Notícias a nossa escola ficou na posição 557 com uma média de 8.34 em 610 escolas. Noutros jornais a posição é diferente, mas a média é sempre negativa.


Passados alguns dias após a divulgação dos resultados nacionais, em Ferreira do Zêzere e a nível oficial não há reações, nem positivas nem negativas.
Valia a pena olhar para estes números e resultados que se têm repetido ano após ano e fazer um grande debate local onde toda a comunidade educativa pudesse intervir e procurar algumas soluções a bem dos nossos alunos, a bem de Ferreira do Zêzere.
  • Haverá culpados? E inocentes?
  • Serão os pais que não lhes dão educação?
  • Serão os professores que não lhes dão formação?
  • Serão os alunos espelho de uma comunidade desinteressada?
  • Será falta de tempo? De trabalho?
  • Valerá a pena manter o ensino secundário com estes resultados? Sem condições técnicas, por exemplo, laboratoriais?
  • Estarão os professores desmotivados?
  • As turmas "AA" resultam?
  • Como motivar os "BB" e os "CC"?
  • Estarão os professores disponíveis a acessíveis uma vez que a quase totalidade não reside no concelho?
  • Serão os cursos profissionais atrativos e adequados?
  • Valerá a pena o debate?
  • É melhor deixar estar como está?
Há-de haver quem partilhe uma ou várias destas questões. 
Mas o importante mesmo é refletir como dar a volta.
É termos consciência de que é um problema.
Resta saber se temos força, saber e vontade para o resolver.


Ficam outros quadros do 4º, 6º, 9º e 11º/12º anos da autoria do jornal Expresso.



6º ano.

 9º ano

11º e 12º

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Exposição 500 anos do Foral de Dornes

Depois de comemorados os 500 anos do Foral de Dornes no passado domingo, a exposição documental pode ser agora visitada na sala polivalente da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere.
Pode ver-se uma cópia do foral atribuído por D. Manuel I em 1513 e a adaptação ao português atual, várias fotografias de Dornes antes da construção da Barragem de Castelo de Bode, alguns trabalhos elaborados por alunos da Escola Pedro Ferreiro, quadros a aguarela e pastel, um painel a carvão  com 3x3m… e muito mais.
Venha ver a nossa península encantada até ao final deste mês na Biblioteca Municipal .


3 dias de formação católica

Quase a terminar o "Ano da fé", a unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere promoveu 3 dias de formação no auditório da Escola Pedro Ferreiro com 3 temas:
  • “Igreja apostólica primitiva” com o conferencista será o P.e J. Franclim Pacheco (Pároco e Membro do Conselho Científico do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro).
  • “Igreja, que dizes de ti mesma?”,com o conferencista será o P.e Manuel Carvalheiro Dias (Diretor da Gráfica de Coimbra, do Colégio de S.Teotónio, e da Escola Diocesana de Leigos).
  • “Que comunidades cristãs para hoje?”, com o conferencista Padre Rodolfo Leite.