segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Novos horários dos serviços municipais

Em virtude da aplicação da nova lei que altera o horário de trabalho dos funcionários do Estado para as 40 horas semanais e oito horas diárias, os serviços públicos tiveram de fazer alguns ajustamentos.
No caso da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere os novos horários beneficiam o público uma vez que alguns serviços passam a estar abertos na hora de almoço e encerram mais tarde.
Os novos horários e a nova lei entra em vigor no dia 28 de setembro.

Secretaria e Tesouraria Municipal: das 9h às 18h em horário contínuo
Biblioteca: De terça a sexta das 9h às 18h30 em horário contínuo
                 Sábado e segunda feira das 9h30 às 13 e das 14 às 18h30

Piscina: De segunda a sexta feira das 9h às 13h e das 15 às 21h30 


Os Presidentes de Junta

São estes os Presidentes das nossas 7 Freguesias:





Águas Belas: Sérgio Morgado







Bêco: Manuel Cotrim







Chãos: Jorge da Silva








Ferreira do Zêzere: Pedro Alberto











Igreja Nova do Sobral : José Manuel Feliz





Nossa Senhora do Pranto: José Manuel Russo









União das Freguesias Areias e Pias: Hugo Azevedo




Jacinto Lopes, vencedor das Eleições Autárquicas 2013 (vídeo)

O PSD venceu as eleições autárquicas por 2527 votos e na sede do partido viveram-se momentos de alegria e festa.
O PSD manteve as Freguesias União das Freguesias Areias e Pias, Chãos, Ferreira do Zêzere e Nossa Senhora do Pranto.
Jacinto Lopes disse ao Região do Zêzere que a partir deste momento será Presidente de todos os Ferreirences, reconheceu que esta foi uma campanha dura e falou do futuro.







António Vicente Martins, vencido das Eleições Autárquicas 2013 (vídeo)

Tristeza era o sentimento que prevalecia na sede se campanha do PS de Ferreira do Zêzere nestas eleições autárquicas.
O PS perdeu por 286 votos, ganhou a Freguesia do Bêco e manteve as Freguesias de Águas Belas e Igreja Nova do Sobral.
António Vicente Martins referiu que esperava mais dos Ferreirenses. Vai reformar-se do Centro de Saúde e ainda não sabe se vai assumir o lugar como Vereador e se será candidato daqui a 4 anos.






domingo, 29 de setembro de 2013

Jacinto Lopes ganhou a Câmara

O PSD ganhou a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere com 2527. O PS teve 2241.



Luís Ribeiro Pereira foi reeleito Presidente da Assembleia Municipal

Encontro de Bandas em Ferreira do Zêzere

Terminou o 3º Encontro de Bandas Filarmónicas em Ferreira do Zêzere com a Sociedade Filarmónica Ferreirense e a Banda Operária Torrejana.




Muitos votantes em Ferreira do Zêzere

A meia hora para o encerramento das urnas, a fila para votar nas duas secções de voto de Ferreira do Zêzere situava-se à instantes junto à Tesouraria Municipal.



Número de votantes

No concelho de Ferreira do Zêzere a freguesia piloto é a Freguesia do Bêco onde estão inscritos 855 eleitores.
Às 12h00 tinham votado 191 e às 16h00 o número de votantes foi de 411.
A afluência às urnas continua a ser muito significativa.

Fotografia na Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere



Domingo

Amós, recorda-nos hoje, que em tempos de austeridade, a sensibilidade pela solidariedade deve ser maior: «Aí daqueles que vivem comodamente, em Sião (...). Bebem o vinho em grandes taças e perfumam-se com finos unguentos, mas não os aflige a ruína de José.» (Amós 6, 1a.4-6).
São Lucas apresenta-nos «um homem rico, que se vestia Ide púrpura e linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias». À sua porta estava o pobre Lázaro, que desejava saciar-se do que caía da mesa do rico. Depois de mortos, Lázaro foi «colocado pelos Anjos ao lado de Abraão», enquanto o homem rico «foi sepultado na mansão dos mortos, estando em tormentos» (Lc. 16, 19-23).
S. João Crisóstomo, no século IV, comentando este passo do Evangelho, dizia que este rico, gozando e vivendo na opulência de grandes banquetes, não padeceu tribulações mas não pode alcançar na eternidade o alimento necessário que recebeu o pobre Lázaro. Este passou fome em vida e, por isso, recebeu na comunhão com Deus o alimento da vida eterna.
Quem se julga superior aos outros e vive centrado nas suas riquezas, acaba vazio de identidade, pobre nas relações humanas que constroem a pessoa.
Senhor, na Tua parábola, só o pobre tem nome. O rico aparece sem rosto: simplesmente “o rico”. Ajuda-nos a amadurecer a nossa humanidade nas provas difíceis da vida e não nos deixes cair na tentação do comodismo.

Pe. Senra Coelho (www.rr.pt)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Assembleia Municipal não se realizou

Esta noite a Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere não se realizou porque não estiveram presentes o número suficiente de Deputados Municipais.
Estiveram presentes 11 e faltaram 13 Deputados do PSD.
A reunião foi marcada para o dia 11 de outubro



Receção de António José Seguro nos Bombeiros : Esclarecimento de António Vicente Martins

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

No âmbito da minha campanha eleitoral, o Dr. António José Seguro efetuou uma visita ao Concelho, tendo sido incluída na agenda uma passagem pela Corporação de Bombeiros, para um breve cumprimento, com o objetivo de enaltecer a muito louvável atuação desta Entidade. 

Esta visita foi oportunamente comunicada aos Bombeiros, por parte do núcleo concelhio do PS.

Conforme estabelecido no programa de campanha, a população começou a juntar-se em frente ao Quartel dos Bombeiros, na qual se incluíam bastantes sócios, aguardando pela chegada da comitiva.

Tanto quanto me foi informado, a população que estava no local, à espera há algum tempo, manifestava alguma indignação pelo facto dos portões se encontrarem fechados durante esse período, o que não é habitual, tendo apenas sido abertos para saída de uma ambulância.

Quando a comitiva chegou à Corporação de Bombeiros, deparámo-nos com dois portões fechados e um aberto, portão esse que repentinamente começou também a fechar, pelo que foi de imediato solicitado, por elementos da minha candidatura, para que esse portão não fosse fechado, uma vez que estava a chegar o Dr. António José Seguro.

Quando o Dr. António José Seguro saiu da viatura, não se encontrava nenhum representante dos Bombeiros à porta para o receber, pelo que o Sr. Manuel Dias entrou na receção e me informou que não se encontrava ninguém no local. Pelo tardio da hora e pressão da comitiva do Dr. António José Seguro, eu próprio me dirigi à receção e perguntei ao telefonista onde estavam os bombeiros, o comandante ou alguém da direção, ao qual não obtive resposta.

Foi então que encontrei um bombeiro, ao qual perguntei se estava de serviço, ao que me respondeu que sim. Fomos até à rua para o Dr. António José Seguro poder, pelo menos, cumprimentar um bombeiro e seguir com o estipulado na agenda. Considerando a presença de deputados da Assembleia da República, não poderíamos dar uma receção de porta fechada que em nada dignificaria a imagem do nosso Concelho. Atendendo à presença de meios de comunicação nacionais a fazer a cobertura e de população que optou por receber carinhosamente uma figura nacional, não poderíamos deixar a notícia que a corporação de bombeiros não tinha recebido ninguém. Assim sendo, houve a oportunidade de um cumprimento formal e a sensação para o nosso convidado de ter sido bem recebido pela população e instituições ferreirenses.


O meu objetivo não é nem nunca foi prejudicar a imagem dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere, da qual sou sócio, e à qual apelei a donativos para o dia 31 de Agosto conforme pode ser confirmado na Internet. Este Verão foi particularmente duro para os bombeiros, pois se antes falava-se de áreas ardidas, infelizmente passou-se a falar também da morte de bombeiros em serviço. Estes acontecimentos dos últimos dois meses reforçaram para mim, a necessidade da visita de António José Seguro à instituição de um concelho altamente florestal e que já deram provas nas últimas décadas dos seus esforços.


Apelo assim a todos os sócios, incluindo os que se encontravam no local e testemunharam o sucedido, para continuar a acreditar nos nossos bombeiros, pois o seu trabalho é muito meritório e necessitam de todo o apoio da população.

António Vicente Martins
26 Setembro 2013

Televisão falha de novo

Com a chegada do inverno recomeçaram os problemas com o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT)  no concelho e que se resolveriam com a instalação de uma antena em Ferreira do Zêzere. Se tem problemas poderá reclamar nos seguintes sitios na internet:


Imagem ilustrativa

Limpeza das linhas de água

Com a chegada das chuvas é importante que limpe as linhas de água.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Receção de António José Seguro nos Bombeiros : Resposta da Direção dos Bombeiros



RESPOSTA À NOTA DE IMPRENSA RECEBIDA HOJE 26/09/2013 POR MÃO PELAS 15:30 H DA CONCELHIA DE FERREIRA DO ZÊZERE DO PARTIDO SOCIALISTA

Vem esta Direção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere responder à nota de impressa da Concelhia de Ferreira do Zêzere do Partido Socialista pelos acontecimentos ocorridos no passado dia 24 Setembro no Quartel dos Bombeiros e depois de um pedido realizado pela Direção dos Bombeiros à referida concelhia para esclarecimento publico.
Na referida nota de imprensa são mencionados equívocos e mal entendidos, tudo gerado pelo eventual facto de os portões terem sido fechados, faltando acrescentar que esses equívocos e mal entendidos foram exclusivos da comitiva do Partido Socialista e apoiantes.
Os mesmos foram efectivamente fechados para que não entrassem folhas e lixo no parque que tinha sido previamente limpo de manhã para receber o secretário geral do PS Dr. António Seguro, agendado para as 13:00 horas e que não compareceu á hora combinada previamente, tendo sido novamente abertos pessoalmente pelo senhor Comandante e 2º Comandante do Corpo de Bombeiros pelas 13:45 horas, estando assim abertos no momento da chegada do secretário geral do PS e do candidato à Câmara Dr. Vicente Martins.
Acresce ainda que os ditos portões são para uso dos veículos e não para recepção de pessoas, para essas existe a porta principal por onde entrou primeiro o candidato á Junta Ferreira do Zêzere Dr. Manuel Dias sem que tenha questionado nada e posteriormente o candidato Dr. Vicente Martins por onde foi buscar um bombeiro como é referido na comunicação social, agarrando-o e puxando-o para fora.
O facto de não estar ninguém (Bombeiros fardados) à porta e à frente deve-se á legislação em vigor, que proíbe aos Bombeiros o envolvimento em campanhas eleitorais, estando os mesmos fardados!
Os Bombeiros encontravam-se na parada interior do Quartel, em troca de turnos, como ocorre todos os dias às 14:00 e 22:00 Horas e o comando no seu gabinete aguardando a chegada da comitiva.
Já a forma ríspida, agressiva e dura com que o candidato Dr Vicente Martins se dirigiu ao operador de telecomunicações, não dando qualquer tempo de chamar quem quer que fosse, e apesar do Operador telecomunicações ter mobilidade reduzida, em nada dignificam alguém que se assume como candidato.
Já depois desta atitude menos dignificante, tomou conhecimento esta Direção que o referido candidato de forma exaltada e publica, tentou rebaixar a Direção, apelidando-nos de incompetentes e exigindo a sua demissão, atos que esta Direção repudia e que exaltaram os ânimos dos populares que estavam na vila contra os Bombeiros.
Todo o Corpo Ativo, Comando e Direção tem enorme respeito por toda a população e em virtude dos factos e uma vez que a concelhia do Partido Socialista assumiu uma quota parte da responsabilidade exige que o candidato Dr. Vicente Martins assuma publicamente e por escrito a restante parte da responsabilidade dos atos por ele praticados e que assumiu telefonicamente no mesmo dia para o Presidente da Direção.
Assim sendo e uma vez retratado publicamente quanto à responsabilidade da restante parte dos atos ocorridos, daremos por sanado este episódio.


A Direção / Comando da AHBVFZ

Receção de António José Seguro nos Bombeiros : nota de imprensa do PS




PARTIDO SOCIALISTA
CONCELHIA DE FERREIRA DO ZÊZERE
NOTA DE IMPRENSA

Vem o Partido Socialista dar conta que reuniu com a Direcção e Comando dos Bombeiros deste Concelho, a fim de perceber o que efectivamente aconteceu nesta Terça-feira, dia 24 de Setembro, aquando da visita de António José Seguro.
Desta reunião, chegámos à conclusão que um conjunto de equívocos e mal entendidos fizeram supor uma possível recusa em não receber o Secretário-geral do Partido Socialista.
Entre elas o facto de os portões terem sido fechados quando já um grupo significativo de populares aguardava a chegada da comitiva, o que causou mal-estar nos presentes e um certo nervosismo nos elementos da comitiva.
O facto de não estar ninguém para receber a comitiva após um contacto prévio por parte do Dr. Vicente junto do operador de comunicações, e não tendo o candidato Vicente Martins obtido resposta pronta à pergunta “Onde estão os Bombeiros de serviço?”, causou uma certa exaltação, levando de pronto a que a comitiva seguisse para o centro da Vila.
Estes equívocos, que se interligam com regras protocolares dos Bombeiros, foram entendidos por nós e justificados pela Direcção e Comando dos Bombeiros nesta reunião.
Após estes acontecimentos, no discurso de encerramento do almoço convívio, António Vicente Martins terá utilizado um tom mais exaltado, ultrapassando o que politicamente é correcto, mas que por vezes acontece no auge de uma campanha eleitoral.
O Partido Socialista lamenta os factos ocorridos e todo o empolamento que foi dado a esta situação, tendo conhecimento que os Bombeiros estavam informados da visita do Secretário-geral e tinham preparado a sua recepção.
O Partido Socialista tem enorme respeito por esta Instituição e pelo seu corpo de Bombeiros, assume a sua quota-parte de responsabilidade para com esta situação, pelo que apresentamos as nossas desculpas à Direcção, ao Comando e ao Corpo de Bombeiros.
Assim sendo, e de acordo com o consertado na reunião supracitada, damos por sanado este episódio, que em nada enaltece o prestígio e bom nome de ambas as instituições.
O Partido Socialista de Ferreira do Zêzere 26 de setembro de

Receção de António José Seguro nos Bombeiros : Informações do Subchefe Mário Ferreira


Fotografia de arquivo

OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FERREIRA DO ZÊZERE, MERECEM UM PEDIDO DE
DESCULPAS!
Confesso, estou indignado com os acontecimentos de ontem dia 24-09-2013 no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do
Zêzere!...
A motivação que tenho pela causa dos Bombeiros, não me deixou ficar indiferente, por isso, penso que há Instituições, valores e acima de tudo, as pessoas que devem ser preservadas, respeitadas e outras devem ser esclarecidas.
Sou Bombeiro Voluntário há 31 anos e não me recordo de ter assistido a uma situação tão invulgar nesta corporação.
Neste dia, estava prevista a visita do Sr. Secretário-geral do Partido Socialista Dr. António José Seguro no âmbito do apoio à candidatura do Sr. Dr. Vicente Martins à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, bem como as respetivas comitivas para,
segundo as informações do “STAFF”, simplesmente cumprimentar e dar uma palavra de agradecimento e apoio aos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere. Um gesto que pessoalmente reconheço como nobre e da minha parte muito tenho a agradecer.
Com era do conhecimento, não participava na visita, qualquer entidade oficial que fosse abrangida por um procedimento protocolar por parte dos Bombeiros. Mesmo assim, e dentro do seu espírito, os Bombeiros fizeram questão de se preparar para receber bem. Pelas 8.00h da manhã fomos oficialmente informados pelo Sr. Comandante sobre o programa previsto e as respetivas orientações operacionais.
Empenhei-me pessoalmente nos preparativos para a visita que estava prevista para as 13,00 horas, repito… para as 13,00 horas.
Passamos a estar perto das 14,00 horas sem conhecimento de quando iria acontecer a visita marcada.
Estando vários Bombeiros presentes e integrados no dispositivo ECIN´s (Equipas de Combate a Incêndios), seguimos os procedimentos operacionais internos que requerem uma formatura de todos os elementos de serviço às 14,00 horas para troca de turnos. É oportuno esclarecer que estas formaturas se realizam todos os dias no parque do quartel, situado nas traseiras do edifício.
Não pode ser difícil de entender que os Bombeiros estavam na sua atividade operacional e chefiada por mim no momento em que as comitivas chegaram, sem aviso prévio, o que a acontecer o contrário, teria sido de fundamental importância para evitar que o Sr. Dr. Vicente Martins não tivesse encontrado Bombeiros à entrada como é normal acontecer. Além do mais, não houve por parte do “STAFF” a mínima preocupação e atenção para com os Bombeiros pela falta de aviso prévio ao Comando da chegada, já que os horários se tinham alterado devido ao atraso da inteira responsabilidade dos próprios. Poderei eu pensar que foi propositado?...
Pessoalmente, não posso considerar correta a atitude do Sr. Dr. Vicente Martins quando se dirigiu à receção no interior do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, procurando explicações sobre a ausência dos Bombeiros à entrada das instalações, batendo com a mão e falando de forma exaltada, sem dar a oportunidade ao funcionário presente de informar o Comando e ou justificar de forma voluntária e pronta a ausência verificada.
Para que todos nos possamos situar no tempo, há ainda a referir que mediou a chegada junto da entrada do quartel até à partida cerca de 3 minutos.
O que é que aqui considero ainda mais incorreto?... Considero a atitude do Sr Dr. Vicente Martins ter passado publicamente no centro da Vila de Ferreira do Zêzere a mensagem errada de que os Bombeiros não tinham recebido as respetivas comitivas.
Estando os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere envolvidos num procedimento operacional, não teriam apreciado e merecido um pequeno compasso de espera de 1 a 2 minutos a quando tinham esperado com toda a dignidade e respeito, uma hora pelo início da visita?
Com toda a certeza que sim porque até partimos do principio que podiam estar presentes Bombeiros com os mesmos ideais políticos.
Apesar de ter sido uma decisão lamentável, não me interessa saber quem foi o mentor da atitude de abandonar o local sem sequer ter entrado. Agora pouco ou nada importa!...
Tanto quanto sei, não era um ato oficial, mas sim uma visita privada no âmbito de uma candidatura às Eleições Autárquicas, onde os Bombeiros fardados e em funções, não podem participar ativamente.
Nunca fui candidato a qualquer cargo político, mas acredito piamente que a emoção de ter o apoio de um Secretário-Geral presente pode, por vezes, provocar alguma ansiedade pela importância do acontecimento que em momento algum desvalorizei.
Tenho toda a consideração e respeito, não só pelo Sr. Dr. Vicente Martins, Sr. Dr. António José Seguro como por todos os envolvidos na campanha eleitoral, e por isso, sendo eu, nas minhas funções de Bombeiro Voluntário envolvido numa situação que em nada dignifica a corporação do nosso Concelho de Ferreira do Zêzere e que o Sr. Dr. Vicente Martins tanto gosta, tem ajudado
e prometido defender, venho publicamente deixar um apelo à sua melhor atenção, sugerindo, se isso me for permitido, um esclarecimento e apelo à reconciliação com a população, tendo em conta que já vários elementos foram alvo de situações bastante desagradáveis.
Os Bombeiros precisam da população, a população precisa dos Bombeiros e não se pode prejudicar esta boa relação de ajuda mútua por aquilo que devemos considerar como um mal entendido, uma falta de informação ou um excesso despropositado do Sr. Dr. Vicente Martins.
Os ditados antigos dizem que “…errar é humano!...” e “…as desculpas não se pedem, evitam-se!...”, mas penso que estamos perante uma situação excecionalmente importante e delicada de um candidato a um cargo político de proximidade à população deste concelho que sem qualquer margem para dúvidas, deve fazer com a maior brevidade possível, um pedido público de desculpas aos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere pelas falsas acusações e pelo desconforto causado.
“As pessoas primeiro!...”
Já vai longo o desabafo…
Obrigado!...
Subchefe
Mário Ferreira

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Festival de Folclore em Ferreira do Zêzere

No próximo sábado, dia 28 de setembro a partir das 21h30, o Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro promove no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere o tradicional Encontro de Folclore.
Este ano vão estar presentes os seguintes grupos:

Rancho Folclórico Regional de Quiaios - Figueira da Foz
Rancho Folclórico e Etnográfico "as tecedeiras de Almalaguês"  - Coimbra
Grupo de Folclore do Meiriçal - Soure
Rancho Folclórico da Linhaceira - Tomar
Rancho Folclórico Regional da Alegria - Ferreira do Zêzere



terça-feira, 24 de setembro de 2013

António José Seguro em Ferreira do Zêzere

O  líder do Partido Socialista esteve hoje em Ferreira do Zêzere. Visitou a empresa Zêzerovo, na Frazoeira, foi recebido por volta das 14h00 junto aos Bombeiros e seguiu a pé com a comitiva de apoio ao candidato António Vicente Martins até ao jardim da vila.
Aí falou aos ferreirenses e confraternizou num almoço volante junto à cede de campanha.
Ficam algumas fotografias disponíveis na internet:






segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Universidade Sénior nos Açores

A Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere parte esta manhã para os Açores até à próxima sexta feira.
BOA VIAGEM.



domingo, 22 de setembro de 2013

Rastreio do cancro da mama

Estão a decorrer no concelho de Ferreira do Zêzere, rastreios do cancro da mama, promovidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
De 23 de setembro a 10 de outubro será a vez da vila de Ferreira do Zêzere, junto ao Centro de Saúde.
Dependendo da área de residências todas as mulheres entre os 45 e os 69 anos estão a ser convocadas por carta a comparecer a este rastreio.




172 anos de música

Este domingo a A Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense comemorou 172 anos na sua sede uma grande terde cultural com a Tuna da Universidade Sénior de Ferreira do Zêzere, e a Banda e Coro da Sociedade Euterpe Meiaviense, Torres Novas.
Aqui ficam algumas fotos do evento.











Tarde infantil, pesca e corrida de barcos tradicionais

Inseridos nas comemorações da Semana da Freguesia 2013, realizou-se hoje mais dois eventos.
Durante a manhã realizou-se o III Concurso de Pesca S. Miguel em colaboração com a Casa Ribeiro, com a participação de 29 elementos nas margens do Zêzere na Zona da Bairrada e Bairradinha.
As classificações estão afixadas na Junta de Freguesia.
Pelas 15h00 horas realizou-se a II Corrida de Barcos 3 Tábuas com a presença de 9 equipas.
Neste evento o vencedor com 12 minutos e 12 segundos foi uma vez mais Domingos Casimiro e Marcelo (Serralheiros).
De realçar a colaboração da Comissão de Amigos das Quatro Aldeias Unidas na organização destes eventos.
in: Freguesia de Ferreira do Zêzere





No sábado a tarde infantil juntou cerca de 50 crianças no parque da Quinta do Adro.





Programa eleitoral do CDS-PP de Ferreira do Zêzere

Em "candidatura CD-PP", conheça o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jorge Ponce Leão de Castro, assim como o programa eleitoral.