Será vespa velutina ou Vespa crabro?

O Região do Zêzere recebeu um email de um leitor e que pede para confirmarmos qual é a vespa que existe em Ferreira do Zêzere. A Vespa velutina, a invasora oriunda da Ásia é perigosa a outra é a Vespa crabro, uma vespa também maior do que as normais, mas esta originária de vários pontos da Europa incluindo o nosso país.
É importante tentar imagens destas abelhas e confirmar de que espécie se trata. 
Pode mandar imagens para regiaodozezere@gmail.com

Diz o nosso leitor Paulo Santos:
"Venho por este meio solicitar, se possível, que me confirma-se ser verdade o avistamento da Vespa velutina na região de Ferreira do Zêzere, uma vez que a mesma, até há pouco tempo, estava limitada ao norte de Portugal e ainda não tinha sido registada a presença da mesma a sul do rio Douro, pelo que esta notícia vem alterar o mapa de desenvolvimento desta vespa invasora. Tem havido uma grande confusão de identificação entre a Vespa velutina, a invasora e a Vespa crabro, espécie autóctone da Europa. 

Várias vezes, notícias de avistamentos da Vespa velutina, têm sido divulgados um pouco por todo o país e que acabam por demonstrar tratar-se da Vespa crabro, o que tem aumentado o efeito alarmista nas populações e nos apicultores, principais afetados por este problema. 

Só a Vespa velutina é que é uma espécie oriunda da Asia, a Vespa crabro é nativa de Portuga e da Europa. Tem havido um grande alarmismo com a Vespa velutina e um pouco por todo o país, os apicultores têm vindo a destruir tudo o que é ninho de vespas indiscriminadamente. Nós, o grupo Os Amigos das Abelhas e vários investigadores na área apícola, temos vindo a alertar as pessoas para correta identificação da Vespa velutina, essa sim, deve ser destruída rapidamente.


Criei uma imagem para ajudar a distinguir as 3 espécies de vespas que mais se confundem, além disso se tiver duvidas pode consultar o grupo Os Amigos das Abelhas e lá nós damos ajuda a identificar a Vespa velutina.



Atentamente, Paulo Santos (Os Amigos das Abelhas - Facebook)
https://www.facebook.com/groups/259251907458527/?fref=ts