Versos para o senhor João, por Adélia Bimbas


Convidámos a Senhora Adélia Bimbas, outra figura ilustre ferreirense, a fazer alguns versos dedicados ao Sr. João. Em poucas horas, saiu esta obra literária que todos os ferreirenses dedicam ao Sr. João dos gelados.



Versos para o Ti João

No dia nove de maio
Quase seis décadas já lá vão
Já se comiam gelados
Vendidos pelo senhor João.

O senhor João Roberto
Foi uma pessoa sem medo
Fez sempre gelados bons
Mas qual será o segredo?

É produto artesanal
E que tem vários sabores
Para meninos e meninas
Pra poetas e doutores.

Também vendia tremoços
Cozidos e demolhados
Mas ficou mais conhecido
Pelas castanhas e gelados.

No Verão vende gelados
No Outono castanhas assadas
Quentes e boas diz ele
Com água-pé bem regadas.

Também foi um operário
Doutras artes sim senhor
Todo o trabalho é digno
Sendo feito com valor.

Venha lá esse gelado
Tirado mesmo do fundo
O gelado do senhor João
É o melhor deste mundo.

E quando o calor aperta
Naqueles dias de Verão
A criançada em fila
“um gelado senhor João”.

Senhor Roberto diz a sorrir
Querem gelados à maneira
Venham cá ao pé de mim
Não esquecendo a carteira.

Quero um gelado bem quente
Eu estou cheio de pressa
Tio João responde logo
O que tu queres é conversa.

Está brincando comigo
Segue lá o teu caminho
Mas como sou bom rapaz
Toma lá um geladinho.

Também te dava a castanha
Mas só a vendo gelada
Isto anda tudo ao contrário
Eu já não percebo nada.

Lá vai fazendo pela vida
Que já é um pouco alta
Mas quando ele falhar
Ainda vai fazer falta.

É um grande Ferreirense
Que teve artes tamanhas
Muita saúde, um abraço
Para o João das castanhas.


Adélia Bimbas, 9 de Maio de 2013




Agradecimentos

D. Adélia os parabéns
Me dedicou
Com simpáticas quadras
Bastante me animou

D. Adélia tem
Bom coração
Agradeço as bonitas palavras
Que dedicou ao Ti João

Ti João está
Um pouco emocionado
Mas com estas palavras
Ficou bem animado

D. Adélia com estas palavras
Até me deixou a tremer
Com palavras simples
Lhe vou agradecer

D. Adélia
Pessoa simples e honesta
Ti João não estava
A contar com esta
Vendo gelado a clientes
Com idade dos zero aos cem
Todos eles contribuem
Para o meu bem

Armando da Biblioteca
Também de mim se lembrou
Até um vídeo
Me dedicou

Hélio Antunes
Também não resistiu
Para a Rádio Condestável
A novidade transmitiu

Também não pode faltar
A D. Ivone pessoa amiga
Se sou bom rapaz
Ela que o diga

E também não
pode faltar a netinha
que para mim
é uma grande amiguinha

Também não podia esquecer
D. helena da Foto Leitão
Que faz fotografias
Para um dia termos uma recordação

Com tantos elogios
Não sei mais o que escrever
Mas sim
A todos vou agradecer

João Roberto
Maio 2013