terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Câmara compra novo autocarro

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere adquiriu recentemente um novo autocarro. É um Temsa e tem capacidade para 36 passageiros. Foi adquirido principalmente para o transporte dos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo.


Aviso Amarelo - Frio

Instituto de Meteorologia lançou um aviso de alerta amarelo para o distrito de Santarém dedido ao tempo frio.
"Persistencia de valores baixos da temperatura minima.

Válido entre 2012-01-30 22:00:00 e 2012-01-31 11:59:59 (hora UTC)"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fora de perigo

Depois de uma intervenção cirúrgica ao maxilar e de aparentemente resolvidos os problemas na zona cerebral, o estado de saúde de Rodrigo está agora mais estável. Continua internado no hospital de Santa Maria em Lisboa.


Acidente de Moto

Ontem à tarde ocorreu um grave acidente de moto em Ferreira do Zêzere que provocou ferimentos graves a Rodrigo Jesus, um jovem ferreirense, ator do Grupo de Teatro Kruppa, que foi levado para Lisboa pelo helicóptero do INEM.

Tribunal de Ferreira do Zêzere vai fechar

Já se esperava que os municípios mais pequenos do interior perdessem os tribunais na requalificação do mapa judiciário.
Segundo o "Público" o Ministério da Justiça quer extinguir 47 tribunais/juízos com menos de 250 processos, de acordo com a proposta de reorganização do mapa judiciário a que a agência Lusa teve acesso.

A proposta para encerramento de serviços usou como critérios de ponderação, entre outros, o volume processual expectável após a reorganização (inferior a 250 processos entrados), a distância entre o tribunal a encerrar e o que vai receber o processo (passível de percorrer em cerca de uma hora) e a qualidade das instalações, bem como a circunstância de serem propriedade do Ministério da Justiça ou arrendadas.

O documento de trabalho entregue à troika sugere que no distrito de Santarém sejam encerrados os tribunais de Alcanena, Ferreira do Zêzere e Mação.


domingo, 29 de janeiro de 2012

Mais fotografias do Campeonato Zonal de Cadetes

Ficam mais algumas fotografias do Campeonato Zonal de Cadetes que ontem decorreu no pavilhão municipal de Ferreira do Zêzere. Parabéns à Secção de Judo da Ass. de Marinheiros de Ferreira do Zêzere pela organização.





Domingo

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,
onde vossos pais Me tentaram e provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras».
Salmo 94, 1-2.6-7.8-9

sábado, 28 de janeiro de 2012

Obituário

A partir de hoje na página OBITUÁRIO fica informado das pessoas que faleceram, o local do velório e o horário e local do funeral.

Judo distrital em Ferreira do Zêzere

Foi a primeira prova organizada pela secção de judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere. Estiveram presentes cerca de 200 atletas. Viveu-se um clima de competição mas também de camaradagem.



Aqui ficam as boas vindas do Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes.

video

Workshop encantou

Cerca de 30 pessoas participaram o worshop de canto coral sob a orientação dos professores Brian Mckay e Jualiana Mauger.
Depois de um dia dedicado ao canto, todos os presentes anseiam por nova sessão ou pelo lançamento de um coro adulto em Ferreira do Zêzere.

Neste sábado há Campeonato de judo, Canto Coral e Fado em Ferreira do Zêzere

Este Sábado a secção de judo da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere organiza o campeonato zonal de cadetes, destinado a atletas entre os 15 e os 16 anos. Envolve os distritos de Santarém, Coimbra e Leiria e são esperados cerda de 200 judocas.
É o primeiro evento desportivo organizado pelos ferreirenses que se realiza no Pavilhão Municipal.


Durante o dia Brian Mckay, professor de piano e de canto, convida desta vez os adultos para um curso de canto coral. O workshop acontece no Centro Cultural.


À noite na Associação de Avecasta vai ouvir-se fado, na 2ª Grande Noite do fado.



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Outras ofertas de emprego

Apresentamos outras ofertas de emprego, desta vez para outros concelhos vizinhos de Ferreira do Zêzere. Desta vez estão disponíveis ofertas da Sertã, Alvaiázere, Ansião e Pedrógão Grande.




/

Último fim de semana do festival da abóbora

Este fim de semana tem a última oportunidade de apreciar verdadeiras delícias gastronómicas com base na abóbora. É final do Festival Gastronómico da Abóbora de Ferreira do Zêzere que teve a 1ª edição e que teve a adesão de 8 restaurantes do concelho.

Finalistas do Concurso Nacional de Leitura em Ferreira do Zêzere

A Escola Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere vai  ser representada no Concurso Nacional de Leitura nas provas distritais:

Rodrigo Coelho do 12º B
João cabaço do 12º A
Pedro Corda do 10º A
Catarina Figueiredo do 9º D
Inês Leitão do 9º D
Rodrigo Azevedo do 7º D.

PARABÉNS!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ferreira do Zêzere, Capital do Ovo na RTP

Mais uma vez Ferreira do Zêzere esteve em grande destaque na RTP. Desta vez foi no programa "Portugal em Direto" de Dina Aguiar. O jornalista da RTP mostrou as empresas Zezerovo e Uniovo, falou com os seus responsáveis e também com o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Novo grupo coral em Ferreira do Zêzere

Começaram hoje no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere as aulas de mais um grupo coral em Ferreira do Zêzere. Também sob a orientação do professor Brian Mckay e patrocinado pela Fundação Maria Dias Ferreira, este coro é dirigido a crianças que frequentam o 1º ciclo a partir dos 8 anos. Estão inscritas 22 crianças de ambos os sexos.
Recorde-se que na Escola Pedro Ferreiro também estão a decorrer aulas de canto coral aos jovens desta escola com o mesmo professor e patrocinador.

Imagem ilustrativa

Fado em Avecasta

O Centro Cultural e Recreativo de Avecasta em Areias, Ferreira do Zêzere, promove no próximo sábado, dia 28 de janeiro a II.ª Grande Noite de Fados.
Este ano com os seguintes fadistas e músicos:

Ø Guitarra Portuguesa: Nuno Ezequiel; Viola: Gilberto Silva
Ø Vozes: Amália Rodrigues; Ana Fernandes; Ana Paula Silva; José Português; Armando Frazão.  Augusto Correia e Joana Veiga.
Inscrições até ao final do dia de hoje.
Mais pormenores no cartaz.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ferreira não vai ter carnaval

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere decidiu este ano não organizar o tradicional cortejo de carnaval. A diminuição da despesa, nesta época difícil em que vivemos é o único motivo desta decisão, pelo que assim que a situação melhore, será também retomada a iniciativa.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sem chuva

Segundo as previsões do Instituto de Metereologia para Ferreira do Zêzere, nos próximos 10 dias continuaremos com sol e frio.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Escuteiros de Ferreira do Zêzere fizeram Promessas

Decorreu ontem à noite na Igreja Matriz de Ferreira do Zêzere durante a Eucaristia, a cerimónia das Promessas de alguns elementos do Agrupamento de Escuteiros 988 de Ferreira do Zêzere.

É uma cerimónia fundamental para a vida dos escuteiros pois permite a continuidade do Agrupamento pela entrada de novos escuteiros nas secções e pela mudança de lenços que representam o seu crescimento e aumento da responsabilidade na sociedade perante as normas escutistas.

Depois da cerimónia que foi presidida pelo Padre Filipe Diniz, Diretor da Pastoral Juvenil de Coimbra, a família escutista juntou-se em convívio na nova sede.






O Chefe Regional apresentou á assembleia um louvor do Corpo Nacional de Escutas, atribuído ao Agrupamento de Escuteiros de Ferreira do Zêzere pelo trabalho desenvolvido depois do tornado.




Fotografias: Teresa Rodrigues

Domingo

DOMINGO III DO TEMPO COMUM


«Farei de vós pescadores de Homens!»

A Palavra deste Dia...
Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 
dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.» 
Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 
E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» 
Deixando logo as redes, seguiram-no. 
Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou. 
E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados e partiram com Ele.

Mc 1, 14-20

A palavra da Igreja…
O Senhor, no início da sua vida pública, chamou alguns pescadores, que estavam a trabalhar nas margens do lago da Galileia: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens» (Mt 4, 19). Mostrou-lhes a sua missão messiânica com numerosos «sinais», que indicavam o seu amor pelos homens e o dom da misericórdia do Pai; educou-os com a palavra e com a vida, de modo a estarem prontos para ser os continuadores da sua obra de salvação; por fim, «sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai» (Jo 13, 1), confiou-lhes o memorial da sua morte e ressurreição e, antes de subir ao Céu, enviou-os por todo o mundo com este mandato: «Ide, pois, fazer discípulos de todas as nações» (Mt 28, 19).

A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes «Segue-Me!», é exigente e exaltante: convida-as a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e a viver com Ele; ensina-lhes a dedicação total a Deus e à propagação do seu Reino, segundo a lei do Evangelho: «Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica só ele; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24); convida-as a sair da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela; faz-lhes viver em fraternidade, que nasce desta disponibilidade total a Deus (cf. Mt 12, 49-50) e se torna o sinal distintivo da comunidade de Jesus: «O sinal por que todos vos hão-de reconhecer como meus discípulos é terdes amor uns aos outros» (Jo 13, 35).

Também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-Lo intimamente, a escutá-Lo na Palavra e a encontrá-Lo nos Sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele.

Papa Bento XVI (15.Maio.2011)

A Palavra faz-se oração…
Quando ouviste a voz do Precursor, quando o Verbo Se fez carne e trouxe à terra a Boa Nova da salvação, vieste a seguir colocar-te na Sua companhia e ofereceste-te como primícias, como primeira oferenda, Àquele que de imediato deste a conhecer e que apontaste a teu irmão como o nosso Deus (Jo 1,35-42). Roga-Lhe que salve e ilumine as nossas almas [...], André, irmão do corifeu dos apóstolos.

Com a linha da pregação e o anzol da fé, deixaste a pesca do peixe pela pesca dos homens e afastaste do abismo do erro todos os povos; a tua voz ressoa por toda a terra. Vem instruir e iluminar todos aqueles que celebram a tua benigna memória, André, o primeiro a ser chamado [Protóclito] entre os discípulos.

Senhor, imitou a Tua Paixão aquele que Te seguiu igualmente na morte e, pela cruz, pescou do abismo da ignorância aqueles que por lá vagueavam, a fim de os levar até Ti. Por isso Te suplicamos, Senhor de bondade: por intercessão de André dá a paz às nossas almas.

Alegra-te, André, tu que anuncias por todo o mundo a glória de Deus com a eloquência do céu (Sl 18,2); tu, que foste o primeiro a responder ao chamamento de Cristo e te tornaste Seu amigo íntimo; tu, que imitando a Sua bondade, reflectes a Sua luz por sobre aqueles que habitam nas trevas. Por isso celebramos a tua festa e cantamos: «O seu eco ressoou por toda a terra, e a sua palavra até aos confins do mundo» (Sl 18,5).

Liturgia Bizantina

Oração de Vésperas de Santo André

Contemplar a Palavra…
Mons. Marco Frisina é o actual director do Coro da Diocese de Roma. A proposta de oração pela beleza, leva-nos a um canto meditativo, próprio de quem quer deixar tudo para trás, para seguir o Senhor Jesus.


Ti seguirò, ti seguirò, o Signore,
e nella tua strada camminerò.
Ti seguirò nella via dellamor
e donerò al mondo la vita. 
Ti seguirò nella via del dolore
e la tua croce ci salverà.
Ti seguirò nella via della gioia
e la tua luce ci guiderà.


Seguir-te-ei, seguir-te-ei, ó Senhor, e no teu caminho avançarei. Seguir-te-ei na via do amor e darei ao mundo a vida. Seguir-te-ei na via dolorosa e a tua cruz nos salvará. Seguir-te-ei na via da alegria e a tua luz nos guiará.


Diácono Francisco Claro

sábado, 21 de janeiro de 2012

Fotografias da Velada de armas

Realizou-se esta sexta feira em Ferreira do Zêzere no Agrupamento de Escuteiros 988, a velada de armas, que antecede a cerimónia das Promessas escutistas que se realizam na Eucaristia deste sábado ás 18h em Ferreira do Zêzere.
Aqui ficam algumas fotografias da cerimónia.





Fotografias: Teresa Rodrigues

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Viagem ao Centro da Minha Terra : Ferreira do Zêzere

Mais um bom programa da RTP sobre a nossa terra.
Parabéns a todos os internevientes.
Obrigado RTP

Veja ou reveja neste link:

Escuteiros de Ferreira do Zêzere fazem Velada de Armas

O Agrupamento de Escuteiros 988 de Ferreira do Zêzere tem este fim de semana algumas atividades importantes para todos os seus elementos e familiares.
Hoje realiza-se a Velada de Armas que começa na nova sede (antiga escola de 1º ciclo de Ferreira do Zêzere) e termina na Igreja Matriz.


Amanhã durante a Eucaristia que se realiza às 18h00, realizam-se as Promessas de alguns Chefes e de alguns elementos que vão mudar de lenço e de secção.

Hoje encontrámos alguns Chefes na sede a trabalhar nos preparativos das cerimónias.




Na "Velada-de-Armas", o candidato a Escuteiro é convidado a fazer parte da grande Fraternidade Escutista. Nesta cerimónia procede-se à bênção das insígnias maiores que passará a ostentar: - A Insígnia da Promessa, o Lenço de Escuteiro e o Chapéu de abas ou o "Beret". Cada um deles com o seu sentido, cada um com a sua força, são a prova definitiva de pertença a esse Movimento sem igual que Lord Robert Baden-Powell, o Fundador, um dia resolveu legar ao Mundo.
Este trabalho não acaba aqui, pois o Escutismo é movimento, é vida, é caminhada ao encontro dos outros, visando o encontro com o Chefe Divino."

in http://flordafragancia.blogspot.com

Ferreira do Zêzere na Praça da Alegria

Ficam algumas fotografias do programa "Praça da Alegria" de hoje de manhã.
Pode ver o vídeo do programa neste link: a partir do minuto 30.

http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1096&e_id=&c_id=5&dif=tv