Sítio arqueológico de Avecasta quase qualificado

Foi ontem publicado em Diário da República o Projeto de decisão relativo à classificação como sítio de interesse público (SIP) da Gruta de Avecasta e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP), pela Direção-Geral do Património Cultural. Se num prazo de 30 dias não existirem reclamações, teremos a classificação do sítio de Avecasta concretizado.

O que representa este sítio arqueológico? o que vai mudar? que futuro?
Na próxima segunda-feira conheça todas as respostas a esta e outras perguntas que o Região do Zêzere fez ao Dr. Mateus e Drª Paula Queiroz,  responsáveis pelas primeiras escavações e pelo programa científico da Gruta de Avecasta, que disseram:
"...Avecasta é uma espécie de poço-portal do tempo cujo estudo nunca irá acabar – uma espécie de eterno santuário da memória".

...com o desfecho do processo de classificação, estamos a viver porventura o advento de uma nova etapa e oportunidade para a AVECASTA que esperemos seja a decisiva para vir a criar o Pólo de Cultura e Desenvolvimento que este precioso monumento merece e que todos aspiramos – Esperemos que todos nós – autarcas, munícipes, cientistas, proprietários, ferreirenses – estejamos à altura do desafio que a História nos coloca."