Pedro Henriques, um Ferreirense de coração


O Pedro Henriques é de Ferreira do Zêzere?
PH- Eu sou natural de Lisboa, mas a minha família é quase toda da freguesia de Chãos, sempre passei férias no concelho de Ferreira do Zêzere.

Como foi o seu percurso escolar?
PH- Estudei na escola secundária de Vila Franca de Xira, e depois tirei o curso de educação física no centro de educação física – ORTHOS (Barcelona)

E desportivo?
PH- Sempre adorei esta area, joguei futebol e futsal desde pequeno, mas depois comecei a ver que era só mais um, e não passa disto. Comecei a  ir a ações de formação, a frequentar cursos de futebol e futsal na Federação Portuguesa de Futebol.



Como iniciou a carreira de treinador de futsal?
PH- Desde os meus 14 anos que já treinava os meus vizinhos mais novos e já fazia equipa de futebol 5 para participar em torneios. Depois de tirar o meu 1º nível de futebol 5 na altura (1997), coloquei um anuncio num jornal, e passado uma semana ligou-me uma pessoa do Sporting Clube de Portugal a perguntar se queria ser adjunto da equipa de juniores, a partir dai e até á data de hoje tenho treinado muitas equipas.

Desde cedo esteve ligado a grande clubes?
PH- Sim, para mim todos os clubes são grande, porque me dão a possibilidade de fazer o que amo (futsal), treinei o Juventude da Castanheira, Sporting C.P., A.D. Carregado, S.L.Benfica, Cardosas Futsal, Arrudense Futsal, Belenenses, Atibá Futsal, Nagoya Oceans (Japão), G.D.Freixianda e agora o Jeonju MAG Futsal Club(Coreia do Sul).



Quais foram as suas principais conquistas?
- Foi ser campeão nacional, vencer taças de Portugal, Super-Taças, Subidas de divisão. Mas tirando todas estas conquistas, as principais para mim são trabalhar com grandes grupos de homens que tenho tido a sorte de liderar, porque sem eles eu não ganhava nada e também um obrigado a todos os clubes que tenho representado nestes 16 anos como treinador.


Como surgiu a oportunidade de  treinador equipas no estrangeiro?
PH- Fui para o Japão através de um convite de um amigo que já lá estava. E depois as portas começam-se abrir noutros cantos do mundo.


Vem regularmente a Ferreira do Zêzere?
PH- Depois que cheguei do Japão, tenho estado sempre nessa zona.

O que acha dos nossos equipamentos desportivos?
PH- Muito bons, é pena não apostarem nesta grande modalidade que é o FUTSAL. O concelho de Ferreira do Zêzere devia de ter um clube que apostasse no futsal. È um bom meio de patrocinio para o concelho como para as empresas.



Muitos parabéns e felicidades.