domingo, 29 de maio de 2011

Aviso amarelo

O nosso distrito está hoje sob aviso amarelo. O Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros, temporariamente fortes acompanhados de trovoada e granizo.

Esta é a previsão do tempo para os próximos 10 dias em Ferreira do Zêzere.


Ferreirense desaparecido encontrado sem vida

Pedro Mendes, conhecido por todos em Ferreira do Zêzere, atualmente motorista da empresa Fatimacar estava desaparecido desde sexta feira foi encontrado sem vida em Vila de Rei pela GNR local.
Aconteceu o que se temia. Pedro Mendes suicidou-se junto á praia fluvial do Penedo Furado.

Feira da cereja

Este domingo continua a  Feira da Cereja na Cruz dos Canastreiros no Bêco. Veja aqui o programa musical paralelo.


Domingo

Cristo Ressuscitado, tu dás tudo: dás a tua vida e também o teu perdão, que nunca é retirado. E nós balbuciamos a nossa resposta: tu sabes, Cristo, eu amo-te, talvez não tanto quanto gostaria, mas amo-te.

Taizé

sábado, 28 de maio de 2011

Este sábado há comédia no Centro Cultural

Este sábado a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere promove uma noite de Teatro no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere pela companhia de Teatro Olimpo de Ansião.
A comédia chama-se "O Que Há Mais São Homens!" da autoria de   C. Simões e L. Veríssimo.

As entradas são gratuitas. O espetáculo começa às 21h00.




SINOPSE:
O abismo entre os sexos, as incompreensões e os conflitos, mesmo no século XXI, continuam presentes na vida de todos nós, tal como na época em que Adão teve pela primeira vez aquelas complicações com a Eva...
De facto, somos a única espécie animal que tem continuamente problemas com o ritual de acasalamento, as formas de cortejar e os relacionamentos. As outras espécies têm a coisa toda resolvida, e ambos os sexos dão-se bem. Os seres humanos, pelo contrário, são infinitamente complicados...
As mulheres dizem que querem homens sensíveis, mas nunca que eles sejam demasiado sensíveis. Os homens não têm grande noção sobre esta subtil distinção. Não se apercebem que precisam de ser sensíveis aos sentimentos de uma mulher, mas duros e viris relativamente a outros aspectos ...

Banco alimentar

Hoje a amanhã estaá a decorrer a angariação de géneros alimentares para o Banco Alimentar Contra a Fome.
Em Ferreira do Zêzere as superfícies comerciais que estão a colaborar são: Docemel, Écomarché e Minipreço.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Câmara abre concurso para 6 assistentes operacionais para o novo Centro Escolar

Foi hoje publicado em Diário da República o concurso para contratação por tempo indeterminado de 6 assistentes operacionais.
Durante os próximos 10 dias úteis pode apresentar a sua candidatura na secretaria da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.


As funções serão as seguintes:

  • Efectuar a conservação e higiene ambiental dos espaços e das instalações à sua responsabilidade;
  • Providenciar a conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didáctico necessário ao desenvolvimento educativo;
  • Acompanhar directamente as crianças nas actividades educativas e ou lúdicas, proporcionando -lhes ambiente adequado e controlar essas actividades, promovendo nomeadamente a adopção de atitudes e regras de higiene pessoal, prevenção e segurança, cortesia e boa conduta, segundo o plano elaborado pelo educador de infância;
  • Vigiar as crianças durante o repouso e na sala de aula; Assistir as crianças nos transportes, nos recreios, nos passeios e visitas de estudo;
  • Colaborar com os educadores de infância na programação e realização das actividades, no atendimento dos encarregados de educação e na interligação do estabelecimento de ensino e aqueles encarregados; Exercer as demais funções que lhe sejam cometidas por lei ou por despacho superior.

Contulte o Diário da Repíblica neste link:
http://www.cm-ferreiradozezere.pt/NR/rdonlyres/0001bc9c/msrjeukmmplqrhqpvqyxvqoufjvigjbs/concurso.pdf

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tudo a postos na Pista de Valadas

Apesar dos cortes anunciados no país a todos os níveis, no que á proteção civil diz respeito Ferreira do Zêzere continua a ser um ponto estratégico no combate aos fogos florestais na nossa região.


Segundo a Proteção Civil Municipal desde o dia 15 de Maio que estão prontos a ser utilizados os seguintes meios :
  • 1 Helicóptero Pesado para intervenção em incêndios grandes (denominada fase de Ataque ampliado);
  • 1 Helicóptero ligeiro, para ataque inicial com equipa helitransportada
  • 1 Equipa com veiculo ligeiro, para ataque inicial e que acompanha saídas do helicóptero, com elementos da Força Especial de Bombeiros "canarinhos"


"Todos estes meios servem para intervenções um raio máximo de 40 km (excepto se este raio for sobreposto a outro), não sendo exclusivos do concelho; Actuam à ordem do Comando distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Os Bombeiros de Ferreira do Zêzere asseguram o apoio de pessoal para operação de comunicações e apoio logístico no aeródromo (Centro de Meios Aéreos); O Município cede o espaço, instalações, energia eléctrica e água."

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Férias desportivas

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere tem abertas inscrições para as habituais férias desportivas nas féria de verão para duas classes etárias:
  • "Semana lúdico desportiva" para crianças entre os 8 e os 13 anos e
  • "Verão em ação" para jovens entre os 14 e os 20 anos.
Podem inscrever-se até ao dia 9 de Junho nas Juntas de Freguesia ou na Piscina Municipal (para o caso dos participantes da Freguesia de Ferreira do Zêzere).

AQUI NÃO!

  • Há pessoas que continuam a fazer lixo nas nossas florestas.
  • Há pessoas que têm vergonha do lixo que fazem e escondem-no nas nossas serras.
  • Há pessoas que ainda não sabem que podem depositar gratuitamente todo o seu lixo no ECOCENTRO de Valadas a cerca de 3 kms de Ferreira do Zêzere.
  • Há pessoas que ainda não sabem que se ligar 249360150, os serviços da autarquia vão buscar os chamados monos ou lixo maior (colchões, eletrodomésticos, móveis...etc.)




Por um concelho mais limpo e saudável para todos nós!
não tenha vergonha do seu lixo,
seja responsável,
Avise as autoridades.

domingo, 22 de maio de 2011

Domingo

Jesus, amor de todo o amor, a tua compaixão não tem limites. Temos sede de ti. Tu dizes-nos: «Porquê ter medo? Não temas, eu estou aqui.»

Taizé

Novo livro de Ana Elisabete Ferreira

A Apresentação do Novo livro de Ana Elisabete Ferreira decorreu no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere. Foram muitos os que não quizeram perder esta apresentação e a possibilidade de uma dedicatória personalizada.


Grupo de teatro de Ferreira do Zêzere




sábado, 21 de maio de 2011

Apresentação de livro

Hoje às 20h00 no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, Ana Elisabete Ferreira apresenta o seu livro "No limite da tua ausência".

Biblioteca Municipal Dr. António Baião

Foi com a presença de familiares do Dr. António Baião, do Executivo Municipal, Assembleia Municipal e alguns convidados que se realizou esta tarde a cerimónia de atribuição deste ilustre ferreirense à Biblioteca Municipal.








sexta-feira, 20 de maio de 2011

Biblioteca Municipal Dr. António Baião

Realiza-se amanhã a  cerimónia de atribuição do nome de Dr. António Baião á Biblioteca Municipal.
O programa é o seguinte:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Centro Escolar de Ferreira do Zêzere em fase de acabamentos

Estão praticamente concluídas as obras de construção de um dos mais importantes edifícios públicos ferreirenses, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.
Este edifício vai ser estreado no início do próximo ano letivo e vai receber  5 salas de Jardim de Infância (85 crianças) e 9 salas de 1º ciclo (cerca de 200 crianças). Está equipado com refeitório, biblioteca, ginásio e recreios.
Para este novo edifício vão ser transferidas as crianças das escolas e jardins de Paio Mendes, Bêco, Carril, Cruz dos Canastreiros, Souto e Ferreira do Zêzere.




Neste momento procede-se já à fase de acabamentos e construção do parque de estacionamento e recepção, que fica situado na parte de trás do edifício.
Apenas uma nota final para alertar possíveis problemas de inundações uma vez que está situado numa parte baixa. Será bom prever nesta fase de construção o aumento das condutas de água para casos extremos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vento e Chuva


Segundo a estação Meteorológica da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Às 19h21 - o vento soprava a 84,2 km/h

e a precipitação máxima era de 432mm/h


Novo temporal em Ferreira do Zêzere

Esta tarde já passava das 19h00 quando um forte temporal passou pela Região do Zêzere, com trovoada, chuva, granizo e vento muito forte. A tempestade durou cerca de meia hora e fez novamente estragos em muitas casas particulares, em estabelecimentos comerciais, com inundações em garagens mas também nos andares cimeiros.
Provocou também estragos por consequência de inundações na Biblioteca Municipal, Pavilhão e Centro Cultural.
A proteção civil não teve mãos a medir pela quantidade de pedidos de socorro.

Terreno completamente lotado de água

garagem



Com uma mangueira a bombear água de um 3º andar

Obras na Biblioteca

Estão a decorrer obras no exterior da Biblioteca Municipal, nomeadamente pintura e recuperação do lago que apresentava várias fissuras. Neste momento procede-se à com a colocação de telas.
No próximo sábado decorerá a cerimónia que derá o nome de António Baião à Biblioteca Municipal.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Encontro Motard

Começa hoje o 9º Encontro Motard de Ferreira do Zêzere na antiga escola de Pardielas. A organização é do Moto Clube de Ferreira do Zêzere.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rações Zêzere na Ovibeja

Mais uma vez a Rações Zêzere esteve presente na OVIBEJA de 4 a 8 deste mês prosseguindo a estratégia de divulgação da marca "Zêzere", assim como no reconhecimento da qualidade dos seus produtos manifestada pelos seus clientes particulares e pela indústria  agro-pecuária nacional.


De 4 a 12 de Junho a Rações Zêzere estará como é hábito noutro importante certame nacional, desta vez em Santarém na Feira Nacional de Agricultura.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Biblioteca Municipal António Baião

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere vai estar associada ao nome de António Baião.
Ilustre ferreirense, autor de vários livros sendo por nós mais conhecido o livro "Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere".
Segundo a infopédia
"Historiador português, António Eduardo Simões Baião nasceu a 10 de outubro de 1878, em Alqueidão de Santo Amaro, em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém.
Em 1900, concluiu o curso de Direito, na Universidade de Coimbra e foi lecionar para o Liceu de Santarém, por um curto período de tempo. Foi também docente de várias escolas industriais e comerciais, como a de Machado de Castro e a de Ferreira Borges, entre outras.
Em 1902, foi designado para exercer funções no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, do qual veio a ser diretor, em 1908, e onde se manteve durante 40 anos. Foi ainda diretor da Revista Pedagógica, entre 1903 e 1905.
Dedicou a sua investigação à Inquisição, sobre a qual redigiu mais de duas centenas de pequenos estudos que permitiram esclarecer diversos factos da história portuguesa. Para além desses estudos e de outros redigidos para os Anais da Academia Portuguesa de História, António Baião publicou algumas obras importantes, como O Arquivo da Torre do Tombo (1905, em colaboração com Pedro de Azevedo), A Inquisição em Portugal e no Brasil (1906), O Matemático Pedro Nunes e a sua Família (1915), Episódios Dramáticos da Inquisição Portuguesa (1919-1938, 3 volumes), O Livro de Português (1924) e A Inquisição de Goa (1929-1930, 2 volumes).
António Baião faleceu a 21 de maio de 1961, em Lisboa."

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alunos estrangeiros já chegaram

Representantes da Escola E. B. 2,3/S Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere e de quase de meia centena de estudantes e professores de seis países estrangeiros (Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Turquia), foram hoje recebidos na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
Esta comitiva faz parte de um projeto no âmbito do programa Comenius, apoiado pela União Europeia, a que a escola se candidatou com o projecto “Let’s Travel: Tourism another way of Learning”.
 



 

Bloco fez campanha em Ferreira do Zêzere

Esta manhã o líder do Bloco de Esquerda do distrito de Santarém, José Gusmão esteve em campanha no mercado municipal de Ferreira do Zêzere. Com ele estavam os representantes do Bloco de Ferreira do Zêzere e Tomar.