domingo

Domingo XXXIII do Tempo Comum



«Porque foste fiel em coisas pequenas,

vem tomar parte na alegria do teu senhor»

A Palavra deste dia...

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu. Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles. O que recebera cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco, dizendo: ‘Senhor, entregaste-me cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’».

(Mt 25, 14-15.19-21)

A Palavra da Igreja…

«Meus irmãos, até agora ainda não fizemos nada: comecemos, portanto, a partir de hoje.» Era a si próprio que S. Francisco dirigia esta exortação; humildemente façamo-la nossa. É verdade, nós ainda pouco ou nada fizemos! Os anos sucedem-se sem nos interrogarmos sobre o que podíamos ter feito: não havia, pois, nada a modificar, a acrescentar ou a cortar na nossa conduta? Temos vivido com negligência, como se nunca viesse o dia em que o Juiz eterno nos chamará a Si, e em que deveremos prestar contas das nossas acções e do que tivermos feito do nosso tempo.

Não percamos o nosso tempo. Não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje: os túmulos transbordam de boas intenções; aliás, quem poderá dizer se ainda estaremos vivos amanhã? Escutemos a voz da nossa consciência; é a voz do profeta: «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor não fecheis os vossos corações» (Sl 94, 7-8).

Não temos senão o momento presente: vigiemos, portanto, e vivamo-lo como um tesouro que nos é confiado. O tempo não nos pertence; não o desperdicemos.

Santo Padre Pio de Pieltrecina (1887-1968)

A Palavra faz-se oração…

No final desta Semana dos Seminários, queremos agradecer ao Senhor da Messe pelos pastores que envia à nossa Igreja: o Senhor os confirme na fidelidade e na santidade. Pedimos também pelos dezasseis seminaristas da nossa Diocese de Coimbra: o Bom Pastor faça-se deles pastores segundo o Seu Coração. Suplicamos das mãos de Deus a graça de novas vocações sacerdotais para a nossa Igreja: que nasça nas nossas famílias (berço de todas as vocações) e nas nas paróquias (incubadoras de todas as vocações) a generosidade de muitos jovens que os leve a “seguir Aquele que não tira nada, dá tudo!” (Bento XVI).


Senhor Jesus, Bom Pastor, que em obediência ao Pai dais a vida ovelhas, concedei-nos as vocações sacerdotais de que a Igreja e o mundo tanto necessitam. Fazei que as nossas famílias e comunidades sejam campo fértil, onde possam germinar. Abençoai o trabalho apostólico dos sacerdotes, catequistas e educadores para que acompanhem a vocação sacerdotal daqueles que escolheis Dai aos jovens seminaristas a coragem de Vos seguir e o dom de configurarem o seu coração com o Vosso. E que Santa Maria, Vossa Mãe, Rainha dos Apóstolos, os guie e proteja, até chegarem a ser pastores consagrados a Deus e ao seu Povo. Ámen. (Oração da Semana dos Seminários 2011)


Contemplar a Palavra…

Dan Stevers é um jovem e promissor web designer cristão norte-americano, muito conhecido pelos pequenos clips cheios de beleza, criatividade e profundidade espiritual. Neste dia em que meditamos sobre a maneira como aproveitamos para o Bem o maior dom que Deus nos deu, a Vida, vale a pena gravar no coração e na mente...


Diácono Francisco Claro