Notícias da Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere reunida esta noite nos Paços do Concelho aprovou por unanimidade os principais pontos, nomeadamente:
A construção do Posto de Turismo de Dornes, a instalação do serviço de apoio domiciliário a idosos, a promover pelo Centro Bem Estar Social de Águas Belas, na antiga Escola Primária de Outeiros e a instalação de um museu etnográfico, a promover pela Junta de Freguesia de Chãos na antiga escola primária de Jamprestes.


O Ponto 6 da ordem de trabalhos referia uma unidade de gestão de resíduos de construção e demolição, a instalar na freguesia de Águas Belas. O Presidente da Câmara, Jacinto Lopes informou que se trata de uma empresa que vai receber resíduos de construção civil, provenientes de todos os que fizerem obras. A  partir da construção desta fábrica é obrigatório o depósito em contentores especiais de todos os resíduos. (madeira, ferro, cimento, areias, tijolos...etc)
Esta unidade é única na região (a mais próxima é em Abrantes) e provavelmente receberá materiais de Tomar, Alvaiázere, Vila de Rei, Sertã...
Esta unidade será instalada em Gravulha, Águas Belas e empregará numa fase inicial 6 a 10 pessoas e posteriormente poderá chegar às 20.


Nos outros assuntos de interesse:

Jacinto Lopes informou também que o concelho está cada vez a receber mais gente, num curto espaço de tempo recensearam-se 70 pessoas no concelho. Referiu que todas as juntas têm recenseado novos munícipes, crê o Presidente que o motivo são as condições sociais que o concelho oferece, nomeadamente a oferta dos manuais escolares e a alimentação a todas as crianças dos jardins e escolas do 1º ciclo.
Para o Presidente da autarquia era bom que se ultrapassasse os 10 mil habitantes, algo que se vai conformar no decorrer dos censos deste ano.


Ainda sobre o aumento da população, Jacinto Lopes informou em primeira mão que o novo centro escolar de Ferreira do Zêzere vai abrir no próximo ano letivo completamente lotado, e que por esse motivo a escola de Águas Belas já não vai encerrar como estava previsto.


A terminar a gastronomia:
Em abril a autarquia vai apresentar 3 festivais gastronómicos que vão acontecer durante o ano:
O já conhecido lagostim, a novidade "vai à fava" e outra novidade "migas com todos".