Conversa com a Drª Isabel Saúde

No dia em que regressam às escola centenas de estudantes no Agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere, conversámos com a professora Maria Isabel Saúde Ferreira da Silva, Diretora deste agrupamento.

Como está a decorrer a preparação para o ano letivo 2010/2011?
- A preparação para o ano lectivo 2010/2011, está a decorrer de forma intensiva. Elaboração de horários dos professores, preparação do espaço físico das escolas, recepção aos pais e encarregados de educação.

Há alguma dificuldade na colocação de professores? Alguma disciplina específica?
- Não há dificuldades na colocação de professores apenas o grupo de informática e espanhol aguarda ainda a colocação de docentes.

Os transportes vão funcionar como nos anos anteriores?
- Os transportes vão funcionar da mesma forma, não havendo para este ano lectivo qualquer novidade.

Há alguma novidade este ano?
- No ensino secundário temos os cursos profissionais que havíamos iniciado e dois cursos a iniciar no 10º Ano, o de Energias Renováveis e Animador Sócio – Cultural.

Esteve em risco algum ano letivo, como aconteceu em Vila de Rei com o 10º ano?
- Este ano lectivo esteve em risco a abertura do 10º Ano porque não tínhamos alunos suficientes para abrir duas turmas do Ensino Regular dos Cursos de Línguas e Humanidades e Ciências e Tecnologias; e os dois Cursos Profissionais que identifiquei. Conseguimos uma autorização especial para abrir uma turma do 10º Ano Regular que junta os dois cursos e uma turma do 10º Ano Profissional que junta também os dois cursos supramencionados.



Como recebeu a informação que não ia fechar nenhuma escola de 1º ciclo no concelho?
- Já sabia que não ia fechar nenhuma escola do 1º ciclo no concelho. A rede havia sido combinada com a autarquia e o Ministério da Educação.

Prevê-se a conclusão do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere para 2011. Nessa altura é inevitável o encerramento de todas as escolas de 1º ciclo e jardins nas freguesias?
- Depois da conclusão do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, é previsível o encerramento de todas as escolas do 1º Ciclo. A não ser que o número de alunos o não permita e obrigue uma escola a continuar em funcionamento.

Ferreira do Zêzere vai ficar bem servida com os dois centros escolares?
- Espero sinceramente que Ferreira do Zêzere vá ficar bem servida com os dois centros escolares. É a autarquia que organiza e gere o processo. Mas acredito que sim, desde que a rede de Transportes seja ajustada às necessidades, de modo a que os alunos não tenham de chegar mais cedo e perder muito tempo em transportes.

Relativamente ao pessoal não docente estão garantidos os lugares suficientes para todo o agrupamento?
- Relativamente ao pessoal não docente, ainda não estão garantidos os lugares suficientes para todo o agrupamento, mas a autarquia e o agrupamento estão a tentar resolver as faltas de pessoal ainda existentes.

Como está a transferência destes profissionais para a autarquia?
- A transferência do pessoal não docente para a autarquia está em compasso de espera. Vai acontecer, não sabemos quando.

Quer acrescentar mais alguma informação?
Não pretendo acrescentar mais nenhuma informação, apenas a vontade e a promessa de que iremos trabalhar para que o novo ano decorra de forma tranquila e satisfatória.