Abrantes inaugurou quartel dos bombeiros




Inauguração do novo Quartel dos Bombeiros
Moderno, Amplo e Funcional Os Bombeiros Municipais de Abrantes já têm novo Quartel. As modernas, amplas e funcionais instalações foram inauguradas no dia 27 de Maio, numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna.
“Não me lembro, desde que assumi funções neste ministério há cerca de três anos, de ter inaugurado um quartel melhor que este”, afirmou Rui Pereira, sublinhando que o edifício que visitou é “exemplar pelas condições de operacionalidade e características estéticas”.
O governante veio a Abrantes anunciar que a protecção civil vai receber 200 milhões de euros até 2013 para a modernização dos seus serviços. "Do total, 150 milhões de euros são provenientes da União Europeia e os restantes 50 milhões de euros serão investimento nacional", precisou, acrescentando que se trata de "uma janela de oportunidade que não se pode desperdiçar".
Dirigindo-se aos Bombeiros municipais - 80 elementos, entre profissionais e voluntários – a presidente da Câmara referiu que a inauguração “marcará para sempre as vossas vidas”, acrescentando: “ Quero que o lembrem sempre como uma celebração do vosso esforço e dedicação, do trabalho que individual e colectivamente desenvolvem”. Maria do Céu Albuquerque concluiu que o investimento municipal no novo Quartel “contribuirá decisivamente para melhorar a capacidade de intervenção e para a promoção da segurança em Abrantes, na região e no país”.
“Esta é uma bela prenda de aniversário, para uma corporação que comemora os seus 150 anos”, afirmou o comandante dos bombeiros de Abrantes, António Manuel Jesus, sublinhando que o novo quartel “oferece todas as condições de trabalho para melhorar a operacionalidade da corporação e assegurar o socorro às populações”.
Durante a cerimónia foi descerrada uma placa que imortaliza o nome do chefe Alvaro Serrano, falecido em Dezembro de 2008, quando se encontrava ao serviço da corporação. Foram também entregues medalhas de assiduidade e dedicação da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O novo quartel fica localizado na Avenida D. João I, numa zona de expansão da cidade, tendo a obra resultado da reconversão das instalações industriais da antiga “Cervinal”. A localização, em eixo central, permite uma boa acessibilidade e mobilidade relativamente à A23, às áreas florestais, ao centro histórico e às vias de ligação ao sul e ao norte do Concelho. As novas instalações dividem-se em quatro áreas diferenciadas: um edifício onde se concentra o comando, a administração, uma sala operacional, o gabinete de crise e o corpo social dos Bombeiros (incluindo refeitório com capacidade para 50 pessoas), um edifício coberto para o estacionamento de viaturas, uma unidade dedicada às novas camaratas e o último bloco com zonas amplas de circulação para o estacionamento de viaturas de maior dimensão.

In: Câmara Municipal de Abrantes
Disponivel em. http://www.cm-abrantes.pt/pt/02b095d2-65fa-47e9-9db7-11c89484f586.htm

Comentários